Parque Tecnológico Horizontes de Inovação é tema em abertura de seminário internacional

publicado: 12/04/2023 00h00, última modificação: 14/04/2023 19h20
Evento que discute a ocupação do centro histórico de João Pessoa, o Urbicentros é realizado até sábado
Divulgação

Rubens Freire, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fala na abertura do Urbicentros/ foto: Renato Félix

O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI) foi um dos temas abordados na abertura da sexta edição do Seminário Internacional Urbicentros, que está sendo realizado até sábado (15) no Centro Histórico de João Pessoa. A ideia é debater propostas e ideias, através de encontros e oficinas, sobre a necessidade de habitar o centro da capital paraibana. O evento tem apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e do CNPq.

A abertura aconteceu na noite de quarta (12), no Centro Cultural São Francisco, e contou com a participação do Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, além de arquitetos, professores e estudantes de vários estados do Brasil, de profissionais da Itália e Espanha e dos próprios moradores e trabalhadores da área.

“O Governo do Estado da Paraíba tem tido um olhar bastante forte para o Centro Histórico de João Pessoa. Mas isso não será suficiente se não houver apropriação por parte da sociedade das ações que o governo pretende no âmbito da cidade, do estado e da sociedade. Essa é a tarefa central do processo de um evento deste: a apropriação da sociedade”, disse o secretário.

O Urbicentros tem uma base na Praça Rio Branco, oferecendo diversas oficinas. “Quando a gente fala ‘habitar o Centro’, está se referindo a todas aquelas atividades necessárias à moradia. Mas moradia é uma das questões. Você tem que ter as questões relacionadas a espaço público, serviço, transporte, cultura... Tudo aquilo que caracteriza um bairro”, diz Xico Costa, coordenador do evento e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB. “Se o centro histórico é pensado como um bairro, ele resolve de certa forma todo esse conflito na imagem que a gente faz dele. Essa imagem é construída em um olhar europeu que a gente nunca vai ter”.

O secretário executivo ainda destacou a importância do PTHI para o centro da cidade. “O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação tem um polo no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, que está em reforma, mas pretende transbordar para além do prédio, trazendo para o ambiente da cidade de João Pessoa uma nova dinâmica econômica”, contou. “Duas dimensões, das várias dimensões de um projeto dessa ordem, estão em curso. Uma é a reforma do prédio. Outra são os conteúdos que estão sendo tratados por este projeto. O governo já investiu 20 milhões de reais nisso”.

Urbicentros - Esta é a sexta edição do Urbicentros, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. O evento volta a ser realizado após um hiato de sete anos. Esta edição tem mesas temáticas de debates, como "Diversidade e(é) futuro", "Moradia_sempre" e "Cultura_presente", oficinas como "Regeneração urbana", "Mapa da hospitalidade" e "Habitar a memória: fotografia e (r)existência", e saraus. A abertura do evento terminou com o grupo Raízes, de ritmos e danças afroindígenas, que levou os participantes em cortejo do Centro Cultural São Francisco até a Praça Rio Branco.

.