Secties e Seap firmam parceria de incentivo para o programa Esperança no Espaço e Radiotelescópio Bingo

publicado: 14/06/2024 17h13, última modificação: 14/06/2024 17h13
03.06.2024 - Assinatura termo de parceria SEAP - Mateus de Medeiros-4.JPG
03.06.2024 - Assinatura termo de parceria SEAP - Mateus de Medeiros-6.JPG
03.06.2024 - Assinatura termo de parceria SEAP - Mateus de Medeiros-8.JPG

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) assinaram termo de protocolo (Secties/Seap nº 0002/2024) com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da pesquisa, ciência e inovação tecnológica na Paraíba, por meio de uma parceria entre os projetos do Radiotelescópio Bingo e Esperança no Espaço. Na prática, a parceria irá contribuir para o aprimoramento de técnicas de confecção e para o uso de telescópios ópticos, formação sobre astronomia e atividades de observações voltadas para a comunidade científica e o público geral. O termo de protocolo foi publicado na edição de terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O protocolo formaliza uma parceria entre a Secties e Seap para execução de ações,  projetos e programas que visem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado da Paraíba. Entre estas ações, está o fomento à divulgação e a formação científica, a partir dos estudos da Cosmologia e Radioastronomia, como parte do Projeto Radiotelescópio Bingo. Dentre as atividades, pretende-se ampliar o processo formativo desenvolvido na Unidade Prisional Estadual de Esperança-PB, por meio do aprimoramento da construção de telescópios ópticos, aperfeiçoando o seu processo de fabricação e o desenvolvimento de material de apoio.

De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, a iniciativa irá contemplar um maior número de pessoas, contribuindo para a promoção e popularização da astronomia na Paraíba. “Vamos promover novas ações e ter, além de um grande projeto de socioeducação, que já vem sendo realizado através da construção de telescópios, atividades em parceria com as universidades no estado.  Também iremos promover a formação de estudantes, professores e pesquisadores, para que possam utilizar os telescópios nas escolas, universidades e pontos de observação no estado como uma forma de popularizar a astronomia e outras ciências”, disse.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, a parceria é a concretização de um sonho. “Temos o apoio fantástico do cientista Claudio Furtado, uma pessoa com grande experiência e que quer expandir a ciência pela Paraíba. Nós, enquanto Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, nos sentimos alegres em poder assinar esse documento e firmar essa parceria”, comentou.