SEC&T apoia o empreendedorismo na cadeia produtiva de Floricultura

publicado: 01/03/2022 17h16, última modificação: 01/03/2022 18h41
Inicia dia 09/03 o Módulo II da Capacitação para produtores e produtoras do Arranjo Produtivo Local da Floricultura
APL Flores

Curso teve início em 2021 e encerra no final do ano 2022

Na próxima semana, dia 09 de março, às 14h, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEC&T) realiza o Módulo II do curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura”. A abertura terá a presença de Maria del Pilar de Miguel, delegada no Brasil do Centro para o Desenvolvimento da Tecnologia Industrial, uma organização pública para o desenvolvimento tecnológico da Espanha, e Eliza Barahona, conselheira de Agricultura da embaixada da Espanha. O curso é em modalidade online, transmitido pelo canal FapesqPB, pelo Youtube.

Em seguida à abertura, ocorrerá a primeira aula do Módulo II. A professora Lenyneves Duarte, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, vai abordar o tema “Morfologia de órgãos vegetativos e propagação vegetativa”, aprofundando o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais.

O curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura” tem o objetivo de fortalecer o arranjo produtivo de Flores na Paraíba por meio de capacitações e apoio ao empreendedorismo. A coordenadora da ação pela SEC&T, Gabriela de Freitas Xavier, ressalta que a atividade econômica na área do cultivo de plantas ornamentais é um diferencial para as mulheres na Agricultura Familiar, que formam cerca de 95% da força produtiva nesse setor, na região do Brejo paraibano.

É uma  iniciativa da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) da Universidade Federal da Paraíba, colaboração e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Areia, o Sebrae-PB e do Ecossistema Flores na Paraíba.

O curso iniciou em 2021, com o Módulo I. Módulo II terá 12 aulas realizadas entre março e julho de 2022. Será encerrado em julho com um minicurso sobre “Manejo Agroecológico de Pragas”. E no segundo semestre iniciará o Módulo III. Os participantes poderão obter certificado.