Notícias

SBPC

Representante eleito da SBPC na Paraíba destaca divulgação da ciência como solução para negacionismo

publicado: 07/07/2021 19h16, última modificação: 07/07/2021 19h29
Secretário Regional na Paraíba da SBPC, Diogo Lopes vai trabalhar pelo fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa
Diogo Lopes

À frente da SBPC na Paraíba, Diogo Lopes disse que o combate às fake news é prioridade

O jornalista Diogo Lopes de Oliveira, professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande, é eleito Secretário Regional na Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, para o biênio 2021-2023. E a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande, Francilene Procópio Garcia, assumirá uma das três vagas na Secretaria da SBPC.

A SBPC está voltada para a defesa da ciência, da pesquisa, da educação e a articulação destes saberes em áreas como a saúde, o meio ambiente, a cultura, a inclusão social, enfim, questões referentes à sociedade. Atualmente, ao lado de outras entidades como a Academia Brasileira de Ciência, exerce papel estratégico  em meio a crise sanitária, social e política que o Brasil atravessa.

Na Paraíba, o novo secretário regional eleito Diogo Lopes de Oliveira, declarou que pretende agregar pessoas, representantes de instituições para realizar atividades de divulgação da ciência e, consequentemente, aumentar a representatividade da SBPC na Paraíba. “Outra proposta é o combate às fake news, um trabalho inglório, mas uma bandeira da qual eu não abro mão. E também fortalecer as nossas instituições científicas abrangendo todo o estado”.

Diogo Lopes fala com a visão de desconstruir a ideia de que a ciência é um produto acabado, entregue, sem possibilidade de retomada para novos questionamentos ou experimentos. “O importante é entendermos o processo, as etapas cumpridas até chegar-se ao resultado, sendo que esse resultado não é conclusivo e estará na pauta de outras pesquisas. É assim o fazer ciência. Veja como é importante entendermos os processos de elaboração de uma vacina”.

O professor ressalta ainda que é esse entendimento acerca da ciência que traz luz ao combate ao negacionismo: “Evita nublar o entendimento das pessoas sobre o mundo, isso conduz às atitudes extremistas, intolerantes. Compartilho a perspectiva de Dr. Bruce V. Lewenstein, é meu orientador, ele diz que trabalha com a divulgação da ciência porque deseja que as pessoas entendam que a vida é muito mais fácil com a ciência.”

Diogo Lopes de Oliveira

O professor, em uma das aventuras ao redor do mundo, na ilha Mnemba, na Tanzânia

Jornalista em sua formação, filho de uma médica e de um professor universitário, a atração de Diogo Lopes pela ciência foi natural. Ele se filiou à SBPC ainda na graduação. Entre uma publicação científica e outra, cursos e pesquisas, gosta de conhecer povos e culturas em diferentes nações, o que lhe confere um olhar humanizado que o direciona em um caminho no qual as soluções são encontradas por meio da ciência.

Em uma análise do posicionamento da Paraíba no contexto do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, a Dra. Francilene Procópio, destaca que os estados que contarem com legislação a favor de forma a ajudarem essa governança, que tragam novos incentivos e que tenham lideranças, tanto no lado dos governos quanto no lado das instituições científicas e tecnológicas, terão um diferencial no desenvolvimento. “A Paraíba está construindo um conjunto de iniciativas que dialogam na direção de montar escolhas e prioridades que se posicionam como pilares de sustentação de uma transformação que a sociedade, de uma maneira geral, está vivendo”, avalia.

Nos 73 anos de existência da SBPC, esta eleição marcou historicamente pelo aumento do número de mulheres na composição da diretoria: Claudia Linhares Sales, eleita secretária-geral; as três vagas de secretários, preenchidas por Miriam Pillar Grossi, Laila Salmen Espíndola e Francilene Procópio Garcia; e as duas vagas de Tesoureiro: Marimélia Porcionatto e Ana Tereza de Vasconcelos. E ainda, a socióloga Fernanda Sobral foi eleita para uma das duas vagas para o cargo de vice-presidente, juntamente com o físico Paulo Artaxo. O filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, será o novo presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira.

A posse da diretoria da SBPC será dia 23 de julho, em evento online, transmitido pelos canais digitais da SBPC.

 

Por Márcia Dementshuk, assessora da SEC&T/PB