POLÍTICAS PÚBLICAS

Novo presidente da Fapesq-PB toma posse

publicado: 23/01/2023 16h00, última modificação: 26/01/2023 15h36
Rangel Junior discursa em sua posse/ foto: Delmer Rodrigues
Rangel Junior, Cláudio Furtado e Roberto Germano/ foto: Delmer Rodrigues

Renato Félix

Tomou posse nesta segunda, dia 23, pela manhã, o novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB). Antonio Guedes Rangel Junior foi empossado em uma cerimônia no auditório da Fundação Parque Tecnológico, em Campina Grande. Rangel Junior é professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 1988 e foi reitor da instituição de 2012 a 2020.

Rangel Junior é natural de Juazeirinho. Além de professor de psicologia, é também poeta, compositor e cantor. “O primeiro desafio é assegurar que continuem todas aquelas políticas que vêm sendo implementadas e que têm um êxito fenomenal reconhecido por todo mundo”, disse, em seu discurso de posse. “Eu sei que encontro um ambiente extremamente favorável, um terreno fértil para poder plantar boas ideias”.

Entre as muitas autoridades presentes, compuseram a mesa Claudio Furtado, secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Pollyanna Dutra, secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Celia Regina, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Nadja Oliveira, diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, e o professor Roberto Germano, ex-presidente da Fapesq-PB que estava passando o cargo na ocasião.

Também estiveram presentes Rubens Freire, secretário executivo estadual da Ciência e Tecnologia, Antônio Fernandes, reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Francilene Garcia, coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); Mônica Tejo, presidente do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), Valdiney Gouveia, reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de quatro ex-presidentes da Fapesq (Maria José Lima da Silva e Michel Fossy, além de Furtado e Germano).

Foi também transmitida uma mensagem em vídeo de Luciana Santos, a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, desejando sucesso ao novo presidente da Fapesq. Um vídeo contando a história do novo presidente foi produzido por colaboradores da UEPB.