Notícias

MEIO AMBIENTE

Live nesta quarta debate impacto das mudanças climáticas no meio ambiente do NE

publicado: 10/05/2022 00h00, última modificação: 10/05/2022 15h33
Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, pesquisador sênior do Inpe fala à Paraíba com exclusividade nesta quarta, no canal da Seect no YouTube
Divulgação

Jean Pierre Henry Balbaud Ometto/ foto: divulgação

 

 

 

Renato Félix

 

O impacto das alterações no clima no meio ambiente e de como isso também impacta a vida humana é o tema da quarta live da série sobre mudanças climáticas promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba. O evento, do ciclo A ConsCIÊNCIA pelo Conhecimento, será transmitido nesta quarta, dia 11, às 18h, pelo canal no YouTube da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. O convidado desta edição é Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ometto também é, entre outras atividades, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Núcleo e Estudos de Programas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participante do Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas (IPCC) e representante brasileiro do Conselho Executivo da Inter-American Institute for Global Change Research (IAI).

Na sua fala ao público paraibano, ele vai tratar do assunto de forma geral e também sobre as particularidades que atingem no tema a região Nordeste. “Vou abordar esse elemento de mudanças climáticas como um aspecto novo de entendimento da relação do uso de recursos naturais”, adianta. “E digo novo porque é algo recente na história da humanidade. Um aumento na pressão de eventos climáticos extremos muito sério nas últimas décadas. Estamos falando de algo, dentro de toda a história da humanidade, de 40, 50 anos onde os efeitos vêm se mostrando mais contundentes, mais fortes. E vou tentar trazer alguns elementos associados à região Nordeste, que é de uma diversidade cultural espetacular, de uma diversidade biológica muito importante, de como os padrões climáticos vêm se alterando nos últimos anos e de como isso pode impactar o sistema como um todo”.

O cientista também vai apresentar o AdaptaBrasil, uma plataforma que pretende traçar um amplo panorama desses impactos por todo o país. “É um esforço que vem sendo empreitado pelo Inpe. A gente trabalha em conjunto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que faz toda a parte de tecnologia da plataforma, e com o apoio central do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – não só financeiro, mas de motivação para que a plataforma aconteça”, conta.

A plataforma mapeia município a município do país apontando o risco de impacto de eventos climáticos extremos. “Sejam eles de seca extrema, de chuva extrema, de período de persistência de seca ou de chuva”, explica ele. “Define riscos de um impacto num sistema natural ou num sistema social”. A partir daí, é possível definir a vulnerabilidade de um sistema natural ou social e a exposição a esse risco climático. “E a gente trabalha com setores estratégicos, como o segurança alimentar , segurança energética, segurança hídrica, estamos implementando saúde e portos. São os riscos de impacto a setores estratégicos e também à infraestrutura do país. É uma ferramenta de apoio à tomada de decisão dos gestores”.

Após a exibição ao vivo, o debate permanece online no canal da Seect para ser assistido ou reassistido. As três primeiras edições do ciclo A ConsCIÊNCIA pelo Conhecimento seguem disponíveis no canal.