Lançado concurso de redação para alunos da Rede Estadual

publicado: 26/04/2019 14h58, última modificação: 07/01/2020 09h25
Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Tema será debatido em sala de aula.
Divulgação

Atenção professores e alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, preparem-se que foi dada a largada para o Concurso de Redação, destinado a jovens cursando o último ano do Ensino Médio. O tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O mesmo tema da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. O concurso está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

As inscrições serão realizadas no período de 01 à 19 de julho de 2019. O concurso ocorrerá em três etapas. A primeira etapa será realizada na escola onde o candidato estuda, com a aplicação da redação no dia 30 de julho de 2019. A segunda etapa será com a seleção da melhor redação de cada Região de Ensino, divulgada no dia 30 de agosto de 2019. As melhores redações selecionadas na Etapa Regional competirão na Etapa Estadual, marcada para o dia 30 de setembro de 2019.

A proposta do concurso é estimular a percepção da importância da sustentabilidade da nossa diversidade e riquezas para o desenvolvimento da nação; potencializar os estudos, as capacidades e criatividades para o desenvolvimento de ideias e projetos, contemplando o desenvolvimento sustentável, entre outros.

Segundo o idealizador do concurso, o presidente da Fapesq Roberto Germano Costa, o edital  contribui para a melhoria e desempenho dos alunos no Enem, bem como, populariza a temática da ciência e da inovação. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Aléssio Trindade, reforçou a importância do concurso ao observar que “estimula nossos alunos a exercitar sua competência textual, além da compreensão de um tema tão relevante, e se alinha a todo esse esforço que o Estado da Paraíba tem no avanço da redação, para a entrada do Enem. Tá muito integrada a Educação, Ciência e Tecnologia”, frisou.

O concurso já está sendo esperado com expectativa pelos professores de Português. Ana Camilla Rodrigues, professora da Escola Estadual Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em Campina Grande, relatou que esse tipo de competição sadia é um processo de conhecimento para os alunos, através da leitura e da escrita. “A gente trabalha com as competências da produção textual de forma individual”. A Escola tem obtido excelentes resultados nos concursos de redação. “Nós professores nos realizamos muito com o sucesso do aluno”, frisou.

Taynah Lima Vidal (16 anos), aluna do 3º ano do Ensino Médio no Estadual da Prata disse que já vai começar a estudar para concorrer ao prêmio. “É um incentivo para a gente, porque vai trazer uma bagagem de conhecimento muito grande, não só sobre o tema da redação como para a vida”.  Já Ana Clara Melo (16 anos), considera o tema da redação difícil. “Não é um tema que a gente costuma ver normalmente, mas temos um apoio muito grande dos professores no desenvolvimento das atividades para um bom desempenho”.

As escolas deverão realizar as suas inscrições com o preenchimento do formulário online, no endereço www.paraiba.pb.gov.br/educação, pelo gestor da respectiva escola ou por um professor orientador designado.

Na primeira etapa cada escola escolherá apenas um representante vencedor. Na segunda etapa, a Gerência Regional de Ensino escolherá um representante vencedor da respectiva região. E, na Etapa Estadual, a Comissão indicada pela SEECT escolherá o 1º, 2º e 3º lugar. Cada aluno poderá ter um professor orientador. É bom destacar que os professores podem orientar vários alunos apenas na primeira etapa.

A premiação acontecerá durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em João Pessoa, no período de 21 a 27 de outubro de 2019. Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares e o professor orientador do 1º lugar, além de troféus ganharão uma viagem, “Visita Técnica”, ao Vale do Rio São Francisco, onde conhecerão a EMBRAPA – Centro Nacional do Semiárido, a UNIVASF, uma Vinícola e uma empresa de fruticultura.

A divulgação dos resultados estará disponível no site: paraiba.pb.gov.br/educacao, na aba CONCURSO DE REDAÇÃO, Tema: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.