Governo do Estado reforça acordos com organismos e universidades estrangeiras

publicado: 26/11/2023 00h00, última modificação: 27/11/2023 11h56
Encontros com representantes de universidade chinesa, de instituição britânica e com cônsul argentina têm em vista oportunidades de intercâmbio e novos cursos na UEPB
James Llewellyn e Ayesha Williams, representantes da organização britânica Education Together UK, e o secretário Claudio Furtado/ foto: Mateus de Medeiros
Reunião da comitiva da Universidade de Henan com a Secties/ foto: Mateus de Medeiros
24.11.2023 - Reunião Education Together UK - Mateus de Medeiros-05
23.11.2023 - Reunião Comitiva Henan - Mateus de Medeiros-05

A colaboração internacional da Paraíba teve dois momentos importantes esta semana com encontros da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior com representantes da China e do Reino Unido. Representantes da Universidade de Medicina Tradicional da província de Henan, no país asiático, foram recebidos pela Secties na quinta-feira, enquanto representantes da Education Together UK estiveram na secretaria na sexta para a assinatura de um memorando de entendimentos.

Ayesha Williams e James Llewellyn, representantes da organização britânica que é uma aliança de instituições educacionais, assinaram com o secretário Claudio Furtado um memorando de entendimentos tendo em vista o intercâmbio entre estudantes e professores paraibanos de Ensino Superior e do Reino Unido. “Este será um intercâmbio mais voltado para determinar capacidade do estudante para a resolução de problemas em determinadas áreas estratégicas, como big data, cidades inteligentes, inteligência artificial”, comentou Claudio Furtado.

“Nós vemos a Paraíba como um parceiro fundamental para o setor universitário do Reino Unido”, disse Ayesha Williams. “A Paraíba é um dos estados mais avançados e proativos do Brasil e é importante que nossas faculdades colaborem com a Paraíba a fim de preparar nossos alunos e nossas instituições de ensino para a economia global”.

A Education Together UK tem sede no Neath Port Talbot College (NPTC). “Nós a formamos há aproximadamente um ano para apoiar as faculdades do Reino Unido na parceria com instituições e governos na América Latina e no Caribe”, explicou Williams. “É uma organização independente, mas eu diria que tem apoio diplomático do governo do Reino Unido. O governo do Reino Unido apoia muito as faculdades trabalhando juntas para facilitar parcerias aqui no Brasil”.

O memorando assinado na sexta é tido como um primeiro passo para mais ações conjuntas entre a Paraíba e instituições britânicas. “Esse é o primeiro passo que se dá, apenas o guarda-chuva para que daí venham instrumentos que vão fortalecer a real cooperação”, explicou o secretário. “Então a gente espera no começo do próximo ano já estabelecer o quantitativo, o programa, uma série de questões para que a gente possa pensar para o segundo semestre de 2024 a efetividade da ação”.

Médicos poderão ter formação em medicina tradicional chinesa

Na quinta, a Secties reuniu-se com os representantes da Universidade de Medicina Tradicional da província chinesa de Henan. Foram discutidas parcerias para a implantação de um curso de pós-graduação nessa área, além de intercâmbio com estudantes, professores e pesquisadores.

“A reunião foi para estabelecer também um intercâmbio científico, mas aí já olhando para a área de medicina tradicional oriental chinesa”, comentou o secretário. “A Universidade de Henan tem mestrado e doutorado para essas áreas, onde se usa técnicas de tratamento baseado em todo o conhecimento milenar que a cultura oriental tem nessa área”.

A ideia é inicialmente efetivar um curso de Mestrado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “Para que, com mestrados profissionalizantes, para médicos já formados, a gente consiga dar essa formação em medicina oriental, pensando no estabelecimento de um curso de graduação nessa área mais no futuro”, disse Claudio Furtado. “A gente espera que no começo do ano a gente já firme um documento com a universidade de Henan”.

Intercâmbios também poderão ser firmados com instituições argentinas

Na quarta-feira, a cônsul da Argentina no Nordeste, Julieta Grande, fez uma visita de cortesia ao governador João Azevêdo, que apresentou as potencialidades e as oportunidades para colaborações e parcerias entre o estado e o país vizinho. O secretário Claudio Furtado participou do encontro.

“A nova cônsul da Argentina aqui em Recife veio se apresentar ao Governo do Estado da Paraíba trazendo as oportunidades, conhecendo o que está acontecendo aqui na Paraíba e foi tratada a questão do intercâmbio acadêmico com as instituições argentinas”, contou o secretário. “Teremos uma reunião que vai envolver a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, a Secretaria de Educação, a Fapesq e a UEPB para traçar metas para esse assunto”.

Para o secretário, reuniões com organismos internacionais e representantes de governos estrangeiros fortalecem a Paraíba não só em termos acadêmicos, mas também na formação de mão de obra especializada e no comércio exterior. “Isso é muito importante. A secretaria hoje é um ponto focal do Governo do Estado junto ao Ministério da Indústria e Comércio para a questão da internacionalização da formação, da capacitação e da cultura exportadora”, afirmou. Todas essas ações correspondem a inserção do Estado, com seus programas e com seus projetos, em um nível internacional. Para isso estamos pensando a internacionalização das nossas empresas e dos nossos cursos”.

Texto: Renato Félix