Governo da Paraíba realiza solenidade de embarque de 46 bolsistas do Programa Paraíba sem Fronteiras

publicado: 13/08/2024 17h00, última modificação: 14/08/2024 11h17
RAVI_PACHECO_68.JPG
WhatsApp Image 2024-08-14 at 11.11.43 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 11.11.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 11.11.43.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 11.11.42 (1).jpeg

O Governo da Paraíba realizou, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), nesta terça-feira (13), a solenidade que antecede o embarque dos 46 bolsistas do Programa Paraíba sem Fronteiras. Os estudantes foram selecionados por meio de três editais em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), nas modalidades de Graduação, Mestrado Sanduíche e Doutorado Sanduíche.

Eles realizarão um período de intercâmbio de dois a seis meses no exterior, estudando diversas temáticas, com um investimento total de aproximadamente R$ 3,1 milhões. Os estudantes receberão apoio financeiro para auxílio instalação, auxílio deslocamento e outros auxílios como seguro-saúde, material didático e serviços consulares.

De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, o pré-embarque concretiza o programa lançado no ano passado pelo governador João Azevêdo. “Esses alunos irão trabalhar em determinadas áreas que foram consideradas prioritárias pelo Governo da Paraíba, de TI, de desenvolvimento tecnológico. Além da inserção do aprendizado que eles vão ter de uma nova língua e também trazer isso para os seus currículos”, comentou.

O presidente da Fapesq, Rangel Júnior, ressaltou a importância do programa para a vida e futuro dos estudantes que terão a oportunidade de fazer o intercâmbio. “A expectativa de todo mundo, pais, mães e parentes, é grande no sentido dessa nova experiência, a maioria talvez seja a primeira experiência internacional, para alguns talvez seja a primeira vez saindo da Paraíba. Gostaria de parabenizar e destacar a participação da Secties e a iniciativa do Governo do Estado”.

O estudante de sistemas para internet do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Samuel Merson, foi selecionado em primeiro lugar no seu edital para o intercâmbio de graduação na Mondragon Unibertsitatea, na Espanha, e comemorou afirmando que esse é um sonho virando realidade. “Para mim, não é só conhecer uma nova cultura, é saber como o meu trabalho é realizado em alto nível fora da Paraíba. Eu quero seguir a carreira acadêmica, então eu tenho que conhecer muitos contextos, tenho que saber como a pesquisa de alto nível é feita em vários lugares”.

Sobre o programa - O programa Paraíba sem Fronteiras promove a cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, além do desenvolvimento científico e tecnológico nas instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.

O intercâmbio vai acontecer em três mobilidades acadêmicas:  de graduação, em Mondragon Unibertsitatea, na Espanha; e a Warwickshire College and University Centre, no Reino Unido. Além de mestrado sanduíche e doutorado sanduíche. Os destinos dos bolsistas são os seguintes: Reino Unido, Espanha, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Finlândia, Suíça, Canadá, Austrália, França, Romênia, Itália.