Governo da Paraíba promove Fórum Celso Furtado durante Expotec 2024

publicado: 31/07/2024 18h23, última modificação: 01/08/2024 11h07
Celso Furtado_site_logos.png

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), promove o Fórum Celso Furtado: 50 anos do livro “O Mito do Desenvolvimento”, nos próximos dias 6 e 7 de agosto, durante a programação da Expotec 2024, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O Fórum celebra o aniversário de cinco décadas do livro “O Mito do Desenvolvimento”, escrito pelo economista paraibano Celso Furtado e tem o objetivo de promover a reflexão sobre o legado de Celso Furtado e a atualidade de suas ideias.

O encontro terá a presença da viúva do escritor, a jornalista Rosa Freire. Com uma programação que inclui palestras, mesas redondas e debates, serão exploradas as perspectivas sobre o desenvolvimento econômico e social da atualidade, à luz das contribuições do escritor.

Por fim, o evento será finalizado com o lançamento do livro: “Inovação Educacional para o Desenvolvimento Regional: A Experiência do Programa Celso Furtado”. A publicação é uma coletânea de artigos, relatos de experiências e dos projetos dos alunos do Programa Celso Furtado.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, o Fórum é de extrema importância, principalmente por promover a discussão das ideias do economista, possibilitando o uso de suas teorias na construção de projetos de intervenção social.

Como se inscrever? - A inscrição é gratuita e voltada para professores, acadêmicos, economistas, pesquisadores, comunidade científica e entusiastas do tema. Os interessados em participar devem preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/qPWPXTSDWmfWBB4q6.

Sobre o Fórum - A proposta tem o intuito de fomentar novos olhares sobre o conceito de desenvolvimento econômico e analisar como a obra de Celso Furtado pode contribuir para a construção de um mundo mais sustentável.

Programação Fórum Celso Furtado

Dias: 06 e 07 de Agosto de 2024

1º Dia (06/08):

14h - Abertura Institucional

15h Coffee Break

16h30 às 17h - Palestra: O Mito do Desenvolvimento Econômico: O impacto da publicação do livro no cenário intelectual Brasileiro
Palestrante: Clovis Cavalcanti (UFPE)

Tarde: Diálogos com Equipes do Programa Celso Furtado “O que significa usar Celso Furtado na prática?”

2º Dia (07/08):

9h - Apresentação da Peça de Teatro desenvolvida no Projeto Acorda Severino

9h30 - Coffee Break

10h às 12h - Roda de conversa
Participação: Rosa Freire d’Aguiar Furtado; Bolsistas do Programa Celso Furtado
Mediação: Natália Cristina Batista Barud

Tarde:
14h - Pré-lançamento do livro do Programa Celso Furtado

15h às 17h - Diálogos com equipes do Programa Celso Furtado
Equipes: Negras de Linda Cor; Game start; Esperança no Espaço; Cientistas Eficazes

Programa Celso Furtado - O programa visa consolidar o pensamento de Celso Furtado com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Além disso, outros objetivos que sustentam a iniciativa são fortalecer a relação entre Academia e sociedade civil, incentivar a pesquisa científica, estimular a divulgação das produções acadêmicas fundamentadas nas obras de Celso Furtado, entre outros.

Expotec - A Expotec é promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e recebe o apoio do Governo do Estado. Em sua 10ª edição, o evento acontece nos próximos dias 6 a 9 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, com o tema “Sustentabilidade Digital: Inovação para um futuro viável”. A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas participem ao longo dos quatro dias, distribuídos nas salas de conferência, stands de exposição e arenas de competição.