Notícias

Startup

Fapesq-PB firma parceria para mentoria do Programa Centelha

publicado: 17/01/2020 12h43, última modificação: 17/01/2020 12h47
Avati Aceleradora tem programa de mentoria para projetos que estão na fase inicial
Roberto Germano e Carlos Eduardo Novinho.jpg

Presidente da Fapesq, Roberto Germano e fundador da Avati, Novinho, falam sobre o potencial dos projetos

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba firma uma parceria institucional com a Avati Aceleradora, empresa com foco no desenvolvimento de startups no Nordeste do Brasil. A Avati irá auxiliar as startups participantes do Programa Centelha-PB no fortalecimento para o empreendedorismo de negócios de base tecnológica.

As startups que forem contempladas pelo Programa Centelha-PB poderão contar com a Avati Aceleradora como uma fornecedora de serviços de assessoria através do 'Programa de Mentoria de Inovação' que trabalha a capacitação dos empreendedores que estão com uma ideia inicial. São aplicadas ferramentas e metodologias de inovação usadas por startups para validação de hipóteses de negócio no Brasil e no Mundo.

“A Avati Aceleradora apoia o desenvolvimento de startups ou negócios inovadores de três formas distintas: o Programa de Mentoria de Inovação, para negócios em fase de ideação ou operação inicial; o Programa de Aceleração, para startups em operação, que estão em busca de tração ou escala (crescimento rápido); e o Programa de Inovação Aberta, destinado às corporações que procuram novas oportunidades de negócio, inovando com maior eficiência, atraindo startups que oferecem soluções que podem beneficiar os seus clientes”, informa Carlos Eduardo Novinho, fundador da Avati.

O Presidente da Fapesq, Roberto Germano, aposta na parceria com a Avati: “Estamos agregando uma empresa com alta capacidade que soma-se ao nosso time de apoiadores como o Sebrae e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Nós queremos que esses negócios cresçam e futuramente, por que não, se tornem unicórnios!”

“Nós colaboramos com o Centelha por ser um Programa voltado para a formação de empreendedores. O Centelha se volta para o processo inicial de um empreendimento e entra com o conhecimento para uma ideia se concretizar”, completa Novinho. Durante a Fase 2 do Programa Centelha a Avati Aceleradora realizou palestras no “Workshop Orientação Programa Centelha”, realizado pela Fapesq em João Pessoa e Campina Grande, para as startups que estão concorrendo à última etapa do Programa.

O “Mentoria de Inovação”, da Avati, é um programa de capacitação dos empreendedores quanto à metodologias e ferramentas de inovação. “Há um potencial muito grande em cada uma das empresas que concorrem ao Centelha, mesmo aquelas que não passarem para a fase final, pois a ideia não deixa de ter o seu valor. Infelizmente, o alcance do Programa será 28 ideias, o que não deixa de ser um número robusto”, avalia Novinho.

O serviço de mentoria da Avati Aceleradora é oferecido com 20% de desconto para os participantes do Centelha. Os empreendimentos que chegarem à Fase 3, a fase final, contarão com um budget específico no Edital para serviços dessa categoria.

O Programa Centelha Paraíba teve início em junho de 2019 com inscrição de 540 ideias. Depois de passar por duas etapas, 101 candidatos seguem concorrendo na terceira etapa às 28 vagas finais. Nessa terceira fase do Programa o candidato vai desenvolver o projeto com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Os 28 projetos contemplados ganharão, cada um, até R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O resultado preliminar da Fase 3 será divulgado em 4 de março de 2020 e a previsão de publicação do Resultado Final em 26 de março.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Serão investidos na Paraíba recursos na ordem de aproximadamente R$ 1,7 milhão, sendo 570 mil de contrapartida do Estado.