Notícias
NO CENTRO DE CONVENÇÕES
Expotec terá participação de alunos da Rede Estadual de Ensino
Renato Félix
Novembro é o mês da Expotec, a maior feira de tecnologia da região Nordeste. O período de realização é dos dias 23 a 25, com o tema “Internet livre, neutra e global: Tecnologia, Negócios, Educação, Robotica e Comunidades”. E, entre os expositores, estarão dois programas que unem ciência, empreendedorismo e juventude na Paraíba: o Ouse Criar e o Programa Celso Furtado. Ambos terão estandes no evento, mostrando suas novidades e ações.
O Ouse Criar vai comparecer com as três fases do programa que instiga a cultura empreendedora e de inovação em alunos do Ensino Médio. “Com relação às equipes da fase 1, teremos a seleção das equipes da maratona estadual do Ouse Criar. Serão 500 estudantes, 100 professores, totalizando 100 equipes que partiparão do hackathon durante a Expotec”, conta Giovania Lira, coordenadora do programa, que é da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, executado pela Secetaria Executiva de Ciência e Tecnologia. “As equipes na fase 2 terão workshops sobre gerenciamento financeiro, sobre ‘soft skills’, sobre inovação. As da fase 3 terão intercâmbios com startups do Centelha, do Tecnova, e outras startups do mercado”.
Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais geralmente relacionados à área de programação. A ideia é, em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico. Na Expotec e no âmbito do Ouse Criar, esse evento ganha a forma de maratona de desenvolvimento de protótipo. Durante o evento os alunos estarão divididos em equipes, com 5 integrantes cada e um professor responsável, que competem entre si para conquistarem uma recompensa final (premiação) para quem conseguir entregar as soluções mais efetivas para enfrentar o desafio escolhido.
Para isso, todo um material será disponibilizado às equipes em um espaço de 271m2. Sala ampla e iluminada, com acesso à internet, data show, microfone, notebook e passador de slides, mas também post-its, canetas, pincel, adesivos, fita adesiva dupla face, papel A4, peças de Lego, storyboard, massa de modelar, tesoura, elásticos, cola e outros materiais para prototipagem.
Centelha e Tecnova, por sua vez, são programas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) que incentivam empresas inovadoras – o Centelha, focado em startups em estágio mais inicial, e o Tecnova para empresas já um pouco mais adiantadas. Representantes dessas startups dividirão sua experiência de quem está buscando se firmar no mercado para os estudantes que almejam trilhar esses mesmos passos.
“A Expotec é um ambiente de divulgação: de ciência, de técnicas, de conhecimentos. Os programas incorporam os jovens da nossa rede de ensino nesse ambiente. Vamos ter a oportunidade de ter cerca de 600 jovens ou mais percorrendo esse ambiente durante os três dias de realização”, afirma Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia.
Programa Celso Furtado mostra projetos
Equipes bolsistas formadas por estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino selecionadas pelo Programa Celso Furtado também estarão na Expotec 2022 para apresentarem seus projetos desenvolvidos. Elas foram as vencedoras nas duas etapas do desafio proposto pelo programa, em três chamadas trilhas de conhecimento: bem estar socioambiental; desenvolvimento regional; e instituições eficazes.
O programa acontece por meio de uma maratona, desenvolvida em duas etapas. Depois de inscritas as equipes podem ser compostas por três ou quatro estudantes, com professores mentores. Na primeira etapa, elas são orientadas a construírem seus projetos vinculados às trilhas de conhecimento definidas. Já na segunda, os projetos selecionados são os melhor avaliados, com base nos critérios estabelecidos no edital, e posteriormente são apresentados em vídeo, caracterizando a definição das equipes vencedoras.
O prazo para execução do projeto é de um ano. Os vencedores contarão com uma bolsa de incentivo à pesquisa financiada pela Fapesq-PB, são premiadas, além de receberem apoio pedagógico para o desenvolvimento dos trabalhos.
Expotec abordará internet livre
A 8ª edição da Expotec será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, na rodovia PB-008. Na programação, já estão confirmadas atividades e competições como o Arena Drone, competição de robôs, Arena Games e oficinas de robóticas. Com o tema de internet livre, a feira vai mostrar também a importância do encontro entre a política.
“Em qualquer ambiente onde você coloque gente, esses dois aspectos da humanidade estarão na pauta”, argumenta Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia. “É inerente à humanidade a busca do conhecimento e a solução dos seus problemas. A busca do conhecimento você pode fazer de várias maneiras – uma delas é pelo método científico, o método pelo qual nós tentamos compreender o Universo. Nós tentamos compreender o Universo porque queremos melhorar nossa condição de vida, mas essa melhora não é conseguida apenas com o conhecimento, mas com a decisão de como usá-lo. E a decisão de como usar o conhecimento é essencialmente política”.
Ele dá como exemplo a vacina contra a covid. “Foram necessárias decisões políticas no âmbito dos governos de estados para que se iniciasse a vacinação da população”, prossegue. “A vacina é consequência do conhecimento científico e do uso de técnicas, a partir desse conhecimento científico, para desenvolver o produto. A decisão do uso é política. E você tem outros exemplos. Daí a importância de compreender essas duas dimensões da humanidade”.
Quem tem um trabalho que queira apresentar, um mini curso na área ou uma oficina que possa ministrar, já pode garantir a participação no evento que é gratuita, bem como a participação do público nas oficinas e palestras. As inscrições seguem abertas gratuitamente no site para todos os segmentos de tecnologia, tais como: web, robótica, inteligência artificial, startup, inclusão digital, software livre, educação, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (Anid Brasil) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).