Notícias

Expotec 2019

Expotec 2019 começará no próximo dia 30, na capital

publicado: 25/10/2019 10h55, última modificação: 03/01/2020 09h43
Expotec 2019 começará no próximo dia 30, na capital Participantes da feira e congresso terão acesso gratuito a mais de 140 atividades durante os três dias de evento
1 | 3
Público na Expotec 2019
2 | 3
Conhecimento Compartilhado
3 | 3
Jornalistas Voluntários ajudam na divulgação
Expotec 2019
Conhecimento
Voluntários

Expotec 2019 começará no próximo dia 30, na capital

 

Participantes da feira e congresso terão acesso gratuito a mais de 140 atividades durante os três dias de evento

 

Márcia Dementshuk

 

Na quarta-feira (30) inicia a Expotec, Feira e Congresso de Tecnologia da Paraíba, no Centro de Convenções de João Pessoa. Os participantes terão acesso gratuito a mais de 140 atividades durante os três dias de evento.

Realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) e de parceiros, esta edição da Expotec está alinhada às oportunidades de empreendimento, emprego e novas ideias que geram desenvolvimento e melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos.

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, ressalta que o tema do evento – “Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano” – está em concordância com os desafios do Estado em preparar os jovens para essa nova perspectiva de mundo. “Teremos empregos em atividades que ainda nem foram criadas, mas certamente o serão, no futuro. E os jovens devem estar preparados para acompanhar esses mudanças e estarem inseridos social e economicamente”, argumenta Furtado.

“Acredito que buscar soluções diferentes, para problemas que temos nos negócios, na sociedade, na educação, na saúde, é inovar. Na Expotec teremos um ambiente onde as pessoas apresentarão soluções que encontraram e compartilharão essa experiência. Quem está disposto a aprender, poderá participar de palestras, das oficinas e conversar com quem estará em busca das mesmas realizações”, fala Percival Henriques, presidente da Anid e coordenador da Expotec.

Entre os palestrantes principais confirmados estão Sérgio Gama, especialista em IA da IBM; Marcus Varandas, CEO da startup Menew; e Georgia Sanches, da unicórnio Rappi – startup de delivery. Marcelo Camargo, da Finep, a agência pública que financia a inovação, falará sobre projetos de inovação e captação de recursos.

A praça de alimentação no Centro de Convenções terá food trucks e food bikes e um buffet de comidas quentes no horário de almoço com preços compatíveis O espaço oferecerá lugar para mil pessoas sentadas.

As inscrições são gratuitas pelo site expotec.org.br. Caso haja interesse em participar de oficinas podem ser feitas inscrições prévias pelo site, depois da inscrição, na área restrita (Login). No dia do evento, o participante deverá apresentar a ficha de inscrição impressa para obter o crachá. Só será permitida a participação em palestras e oficinas com crachá. Os participantes poderão fazer doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

 

Evento terá transmissão ao vivo

 

A Rádio Tabajara FM 105.5 fará transmissão ao vivo na Expotec. Os jornalistas Marcos Tomaz e Val Donato estarão à frente do programa exclusivo, o “Eletriza Expotec”, criado especialmente para cobrir as novidades e atividades da feira, do congresso e das competições. O programa será veiculado na grade da emissora dias 30, 31/10 e 01/11, das 15h às 16h.

O “Eletriza Expotec” será apresentado do estande da Rádio Tabajara na feira da Expotec. A reportagem terá a participação de estudantes de jornalismo que atuarão como voluntários no evento. A participação terá orientação de Marcos Tomaz, gerente de jornalismo da Tabajara, com supervisão da jornalista Márcia Dementshuk, assessora de imprensa para o evento. “A rádio Tabajara tem essa tradição de abrir espaço para estudantes de jornalismo terem uma vivência na profissão”, afirma Tomaz.

Os voluntários de jornalismo produzirão podcasts para o “Eletriza Expotec”, que serão publicados  no Spotify e no site do evento. Também produzirão textos para o site da Expotec e serão co-autores de matérias para o Jornal A União. Os fotógrafos experimentais terão seus trabalhos publicados no Flickr da Expotec, bem como os vídeos, no canal do Youtube. Essas atuações terão valor como atividade acadêmica e experiência de mercado.

Para a Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, a estratégia de  estar presente em eventos que trazem inovação, criatividade, modernidade  proporciona a veiculação de um conteúdo diferenciado, um conteúdo de qualidade e um jornalismo sério: “Com isso nós fazemos uma rádio viva, uma rádio que está integrada com a comunidade”.

 

 

TV Assembleia será parceira nessa edição

 

Durante a Expotec, TV Assembleia irá gravar o programa “Em Discussão – Especial Expotec”. A proposta é produzir 6 programas com entrevistas e a cobertura dos três dias de feira e congresso. Os programas serão veiculados nos canais abertos 40.2, João Pessoa; 40.5, Patos; 15.2, em Campina Grande; ou ainda pelos canais pela NET TV (canal 11); VIVO TV (340.2); e TV Assembleia PB no Youtube.

“Uma das determinações da Mesa Diretora atual da assembleia é estreitar as distâncias com a sociedade. Portanto, fizemos várias transmissões externas, acompanhando ações da Casa Legislativa em outros municípios. A participação na Expotec é mais uma forma de aproximar a Assembleia da população e do publico mais ligado à tecnologia”, comentou o Diretor Geral da TV Assembleia Marcos Werick.

 

 

Expotec contempla diversidade da inovação

 

O emprego da tecnologia é transversal em várias atividades, desde o ensino, a medicina, a indústria, prestação de serviços, agropecuária… Por outro lado, a ausência da tecnologia na vida de alguns cidadãos sem acesso à ela provoca uma distância entre essas pessoas e as priva de direitos acessíveis pela Internet, por exemplo.

Para contemplar ao máximo a diversidade que envolve a inovação, a ciência e a tecnologia, a Expotec organiza os temas em trilhas: Inclusão Digital, Software Livre, Web, Tecnologias na Educação, Cultura Pop, Desenvolvimento e Robótica, Startups e a novidade: a trilha de Inteligência Artificial (IA). Serão 137 atividades, com cursos e oficinas gratuitas.

Além disso, as atrações desse ano são a Hackathon Softcom – 30 horas de desenvolvimento e R$ 20 mil em prêmios; o Open InovAtiva, que vai reunir empreendedores, empresários, investidores, mentores da área de startup; o IT JOBS, que promove a integração ao emprego. A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia irá promover a Robotec – competição de robótica; e realizará o último aulão antes do ENEM na Expotec, dia 1/11. É o Se Liga no ENEM, com os melhores professores do Estado, especialistas no concurso. Serão 1.500 vagas para os alunos da rede de ensino estadual e terá 500 vagas abertas para qualquer aluno.

 O Anima X, evento paralelo da Cultura Pop, será realizado nos três dias de evento, em área exclusiva, no pavilhão de alimentação. A área da feira de exposições é composta por mais de 40 expositores de empresas e instituições acadêmicas  que estarão apresentando projetos, produtos e serviços.

Ainda, nos dias 30 e 31, será realizado o 12° Encontro Nacional da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), direcionado para provedores de Internet.