OBR

Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica vai acontecer dia 17/08, no Espaço Cultural

publicado: 10/08/2022 10h59, última modificação: 10/08/2022 11h02
Equipes inscritas de escolas públicas e particulares competirão em 3 rodadas
OBR

A etapa estadual da OBR tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba

Na próxima quarta-feira, 17/08 a partir das 9h, será realizada a etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A competição vai acontecer em 3 rodadas durante o dia todo com equipes inscritas de escolas públicas e particulares.

O objetivo do evento é estimular jovens a ingressar na carreira científico-tecnológica, identificar talentos e disseminar o ensino da robótica na Paraíba.

As equipes contarão com uma área de testes para programar o robô e fazer os testes necessários nos sensores antes da competição oficial.

“Os alunos estão bastante ansiosos com o retorno da modalidade prática presencial esse ano, devido ao período pandêmico nos últimos dois anos a competição ocorreu no formato totalmente virtual. Eles estão com saudade da emoção e empolgação que essa competição desperta”, ressaltou Fagner Ribeiro representante da OBR na Paraíba.

A etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Governo Estadual da Paraíba. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.

Cronograma:

- 8h: recepção e credenciamento das escolas inscritas.

- 8h30: passagem das regras com todos os professores e tutores das equipes.

- 9h30: abertura oficial do evento com a fala de algumas autoridades.

- 10h: início da 1ª rodada da competição.

- 12h: intervalo para almoço

- 14h: início da 2ª rodada da competição.

- 16h: início da 3ª rodada

- 17h: será anunciado o resultado das equipes campeãs vencedoras da etapa estadual da OBR 2022.

PREMIAÇÃO

As equipes campeãs receberão medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros lugares de cada nível e ainda terá as premiações extras:

PRÊMIO ESCOLA PÚBLICA – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando as escolas públicas campeãs da competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica a Equipes de Garagem.

PRÊMIO ESCOLA PRIVADA – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando as escolas privadas que tiveram equipes campeãs na competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica a Equipes de Garagem.

PRÊMIO ROBUSTEZ – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.

PRÊMIO INOVAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.

PRÊMIO DESIGN – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô com melhor projeto mecânico e melhor acabado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.

PRÊMIO DEDICAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.

PRÊMIO PROGRAMAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe que programou o robô com código melhor avaliado pelos juízes, apropriado e documentado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.

PRÊMIO MAKER – Medalhas aos alunos da equipe que criarem um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Exemplos são placas de circuito confeccionadas ao invés de módulos prontos e/ou partes mecânicas construídas manualmente ou feitas em impressora 3D ao invés de blocos de montagem padrão prontos e disponíveis para compra.

Além dessas premiações a OBR fornecerá certificados de participação a todos os inscritos com presença confirmada nos eventos presenciais.