Notícias

SECTIES

Claudio Furtado é nomeado para a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES)

publicado: 11/02/2023 10h48, última modificação: 11/02/2023 10h57
Claudio Furtado

Discurso na ALPB na entrega da Medalha Epitácio Pessoa. Foto: Delmer Rodrigues ASCOM/Educação

Claudio Furtado é nomeado para a recém criada Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES). A informação consta no Diário Oficial do Estado da Paraíba, edição deste sábado (11). A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi desmembrada no início deste ano quando foi anunciada pelo governador João Azevêdo a criação da pasta de Ciência e Tecnologia.

Claudio Benedito Silva Furtado é pesquisador das áreas de Física dos Materiais e Teoria dos Campos em Espaços Curvos, está entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo, segundo ranking da  Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Editora holandesa Elsevier BV. Esse levantamento avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, fundamentado nas citações da base de dados Scopus.

Foi presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) entre 2011 e 2018. Em 2019, assumiu a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba implementando políticas públicas com base tecnológica promovendo o ensino remoto para enfrentamento ao "lockdown" executado entre 2020 e 2021 em função da pandemia por covid-19. Por estas ações obteve  reconhecimento nacional.

Natural da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, Claudio Furtado recebeu a medalha Epitácio Pessoa, concedida em novembro passado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A concessão da comenda foi acatada por unanimidade pelos parlamentares da Casa Legislativa e é uma das principais honrarias do Estado da Paraíba. 

E ainda, foi concedida a Medalha de Mérito Universitário, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em dezembro do ano passado. A Medalha é um reconhecimento de louvor às pessoas com experiência acadêmica aos que se dedicaram à educação com ações de excelência e pelos serviços prestados para incremento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB.