Capacitação gratuita

APL Flores na PB é fortalecido por meio de cursos online

publicado: 12/04/2022 16h21, última modificação: 12/04/2022 17h06
SEC&T realiza 5ª aula do Módulo II do curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura”
Maria José, vó Lia, artesã e produtora

Maria José Araújo dos Santos, vó Lia, é artesã e produtora e se beneficia do curso promovido pela SEC&T

Nesta quarta-feira, a partir das 14h, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T) realiza aula sobre como estruturar o trabalho em cooperativas ou associações, direcionado para os produtores de flores e plantas ornamentais. É a 5ª aula do Módulo II do curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura”, que terá a colaboração da Organização das Cooperativas Brasileiras, o sistema OCB.

O curso é em modalidade online, transmitido pelo canal FapesqPB, pelo Youtube e concederá certificado aos participantes assíduos. É voltado para os produtores de flores ou de plantas ornamentais da Paraíba, tem o objetivo de fortalecer  o arranjo produtivo de Flores na Paraíba por meio de capacitações e apoio ao empreendedorismo. Esta atividade é concentrada na região do Brejo paraibano, sendo que 95% da força de trabalho é formada por mulheres agricultoras da Agricultura Familiar.

A 5ª aula do Módulo II será ministrada por Ana Margarida Formiga, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas (OCB/PB). O curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura” iniciou no ano passado (2021) com o Módulo I que apresentou uma visão macro, da situação do mercado de flores atualmente e projeções no Brasil e no mundo e das oportunidades para o Brejo. Abordou a elaboração de um plano de negócios, de associações e cooperativismo, apresentou noções de fisiologia e anatomia vegetal.

Dando continuidade à capacitação, o Módulo II trata da morfologia das plantas, do planejamento estratégico e plano de ação do negócio, para estabelecer a comercialização da produção e ainda a preparação do solo. Serão ministradas um total de 13 aulas, às quartas-feiras, 14h, até junho. O Módulo III iniciará no segundo semestre.

Esta é uma  iniciativa da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, em colaboração com diversos parceiros como a Fapesq/PB, a OCB/PB, a UNIVASF, as Universidades Federais da Paraíba, de Campina Grande, de Santa Catarina, de Minas Gerais, de Pernambuco e a Rural de Pernambuco, a EPAMIG, o Sebrae-PB, as Prefeituras Municipais de Areia, Borborema, Serraria e Bananeiras. Os vídeos das aulas anteriores podem ser acessados no canal da FapesqPB, no Youtube.