Notícias

Homenagem

Mulheres que inspiram ciência

publicado: 28/03/2022 16h17, última modificação: 28/03/2022 16h25
Homenagem da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia (SEC&T) para as cientistas mulheres
Célia Xakriabá

Célia Xakriabá, doutoranda pela UFMG, busca, em seus estudos sociais, ampliar o conceito de "território"

O encerramento do mês de março, conhecido como o “Mês das Mulheres”, será marcado com uma homenagem da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia (SEC&T) para as cientistas mulheres.
Nesta quinta-feira, dia 31/03, a SEC&T irá expor no mural, na entrada do prédio da Secretaria, um diagrama com mulheres brasileiras que foram pioneiras na área científica em que atuaram.
O levantamento foi destaque na pesquisa “Pioneiras da Ciência no Brasil”, realizada pelas professoras Hildete Pereira de Melo, do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense e Ligia Rodrigues, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. A pesquisa foi publicado no livro que leva o mesmo nome.
A iniciativa de compartilhar essa informação com o público que frequenta o prédio da Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia foi da Gerente Operacional de Articulação Informação e Cooperação da SEC&T, Guilhermina Oliveira, que contou com o apoio de outras colegas.
“Precisamos destacar o papel da mulher na sociedade, o serviço que elas prestaram para toda a nação brasileira e até para fora das fronteiras do Brasil. Essas mulheres são referência para nós hoje e serão para todas as meninas e mulheres que estão nessa trajetória fundamental para o desenvolvimento que é a ciência, destacou Guilhermina.
A exposição irá enfatizar nomes de cientistas indígenas, trans, entre outras, como Jaqueline Góes, negra e nordestina, coordenadora da equipe que fez o sequenciamento do genoma do coronavírus 48h após a confirmação do primeiro caso no Brasil; Alice Piffer Canabrava se tornou a primeira professora catedrática da USP em 1951 e Carolina Bori, pioneira do estudo da psicologia no país.
A exposição é uma oportunidade para ter como inspiração a experiência de mulheres que abriram o caminho para tantas outras se fortalecerem.