SES realiza atividades do Ciclo de Atualização em Saúde Bucal em Campina Grande e João Pessoa

publicado: 16/08/2022 10h37, última modificação: 16/08/2022 10h37

A Secretaria de Saúde da Saúde realiza, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, mais uma edição do Ciclo de Atualização em Saúde Bucal com a palestra ‘Política Nacional de Saúde Bucal – Credenciamento e Financiamento em Saúde Bucal’, proferida pelo coordenador Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Wellington Carvalho e o assessor técnico do MS para a Paraíba, Renato Ishigame. O evento será realizado nesta terça-feira (16), em Campina Grande e na quarta-feira (17) ocorrerá em João Pessoa.

O objetivo é reunir os profissionais de saúde bucal da rede pública da atenção primária e gestores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para capacitá-los sobre o formato de financiamento, Previne Brasil, as formas de captação de recursos e os indicadores necessários para pleitear o teto dos recursos. O Ciclo de Atualização em Saúde Bucal é realizado pela SES e UFPB mensalmente com o intuito de garantir as formações no segmento.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da SES, Marcílio Araújo, o intuito do Ciclo é garantir qualificação e atualização permanente sobre a política de saúde bucal.
“As palestras vão focar na Política Nacional de Saúde Bucal e nas questões de credenciamento serviços de saúde bucal em nível do MS. É um momento importante e essa parceria tem rendido bons frutos. A perspectiva futura é a de ampliação para outras universidades como é o caso da UEPB, concretizando a parceria no atendimento a disfunções temporomandibular e as dores orofaciais. Essa parceria com a UEPB vai suprir uma lacuna em nível de estado a esse tipo de necessidade dos pacientes da Paraíba”.

Em Campina Grande, o Ciclo ocorrerá nesta terça-feira (16), das 14h às 17h, voltada para profissionais das 2ª e 3ª Macros Regiões. A atividade será realizada no Auditório da Associação Médica, no Açude Velho. Na capital, o Ciclo ocorrerá na quarta (17), das 9h às 12h, reunindo profissionais da 1ª Macro Região de Saúde, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), na Av. João Machado, no Centro.

As inscrições devem ser feitas, prioritariamente, pela internet. Os profissionais das 2ª e 3ª Macros Regiões podem acessar o link https://forms.gle/6ZQnNr4cFimC7u7J7. As inscrições para os profissionais da 1ª Macro Região que pretendem participar do Ciclo devem fazer as inscrições pelo link https://forms.gle/4zYMoXgJM14787Gr9.

O Ciclo de Atualização em Saúde Bucal com a Universidade Federal da Paraíba, por meio do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO/UFPB) e do Conselho Regional de Odontologia.