Segunda edição da Mostra Paraíba Aqui tem SUS começa na quinta, em Sousa

publicado: 09/07/2019 10h33, última modificação: 09/07/2019 10h33

Começa, nesta quinta-feira (11), em Sousa, a segunda edição da Mostra Paraíba Aqui Tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e propõe dar visibilidade às experiências exitosas no âmbito da saúde pública. A Mostra será realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa.

O objetivo da mostra, além de divulgar experiências da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde, é proporcionar um espaço em que os municípios, profissionais da saúde e gerências regionais possam trocar experiências na perspectiva de qualificação e organização da rede e qualificação do cuidado. Na ocasião, serão premiados os três melhores trabalhos avaliados nas categorias “Melhor Experiência por Macrorregião” e “Melhor Experiência por Eixo Temático”.

Como premiação, será oferecida a inscrição, além da hospedagem, para os apresentadores dos trabalhos vencedores para participação e apresentação do mesmo no III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba em agosto. As experiências ganhadoras também terão seus trabalhos publicados nos Anais da Revista Científica da Faculdade Santa Maria.

Ao todo, foram inscritos 34 trabalhos para a II Mostra Paraíba Aqui Tem SUS representando a 3° Macrorregião com sede em Sousa, contemplando os municípios de Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas, São Bento, Santa Helena, Triunfo, Lagoa, Marizópolis, Uiraúna e São Domingos de Pombal.

Na sexta (12), a Mostra da 3° Macro acontecerá em Patos, na Faculdade Integrada de Patos (FIP). Para o evento, 24 trabalhos foram inscritos, contemplando os municípios de Catingueira, Condado, Mãe D’Água, Patos, Santa Luzia, Teixeira, Aguiar, Coremas, Nova Olinda, Santa Inês, Santa dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande e Princesa Isabel.

A II Mostra Paraíba Aqui Tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária continua com apresentações da 2° Macrorregião de Saúde, dia 16 de julho, na Facisa, em Campina Grande. O evento encerra dia 17 de julho, com apresentações dos municípios da 1° Macrorregião no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa.

Eixo temático 1 (Atenção Básica) - Saúde da mulher; Saúde da Criança; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Práticas Integrativas e Complementares; Academia da Saúde; Programa de Tabagismo; Saúde Bucal; Ações de enfrentamento às Doenças Crônicas, com ênfase em Hipertensão e Diabetes; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da Atenção Primária com Atenção Especializada).

Eixo temático 2 (Vigilância em Saúde) - Arboviroses; Cobertura vacinal; Hanseníase; Tuberculose; HIV/AIDS; Sífilis; Hepatites Virais; Mortalidade materna e infantil (comum aos dois eixos); Doenças Crônicas; Acidentes e Violência; Vigilância Ambiental; Qualidade da água para consumo humano; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da vigilância em saúde com a atenção especializada).