Secretaria de Saúde participa da I Feira de Saúde Pet e defende conscientização sobre maus-tratos e abandono de animais, em Sumé

publicado: 07/02/2024 09h51, última modificação: 07/02/2024 09h51
Causa Animal.jpeg
Causa Animal (3).jpeg
Causa Animal (2).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, esteve presente, nesta segunda-feira (5), na I Feira de Saúde Pet, dedicada a cães e gatos, em Sumé. O evento, realizado pelo município em parceria com a SES, teve como objetivo conscientizar a população acerca de maus-tratos e abandono de animais. A programação contou ainda com vacinação antirrábica e teste de leishmaniose.

De acordo com a gerente operacional da Causa Animal, Fabíola Rezende, palestrante do evento, a ação faz parte do trabalho realizado pela gerência para fortalecer políticas públicas que atendam os animais, atuando na proteção e garantindo a segurança necessária.

“É muito importante essa parceria do Governo do Estado, através da Gerência de Políticas Públicas da Causa Animal com os municípios, em relação à questão da educação, que é levarmos essa conscientização a população sobre abandono e maus-tratos de animais, ensinar as crianças, aos adolescentes, que os animais são seres têm sentimentos, eles sentem fome, dor, frio, calor, sede, como ser humano, e que a compaixão precisa existir para com eles. Os animais não sabem se defender, e é por isso que continuaremos trabalhando também em prol da segurança deles”, explicou.

Na ocasião, foram realizadas palestras para os alunos do 9º ano da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, que tiveram conhecimento sobre temas relacionados ao bem estar e proteção animal, como a lei 14.064/2020 que considera crime o abandono.

O processo da adoção responsável consiste em quatro passos: doação do(s) filhote(s), preenchimento da papelada e assinatura da doação, adoção por parte da pessoa interessada, e por fim, a assinatura responsável pela adoção.