Notícias

Secretaria de Saúde e ESP recebem equipe do Ministério da Saúde para discutir ações de gestão do trabalho e educação na saúde

publicado: 16/08/2024 09h20, última modificação: 16/08/2024 09h21
1 | 3
2 | 3
3 | 3
IMG_7614.JPG
IMG_7643.JPG
IMG_7632.JPG

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na última quarta-feira (14), representantes do Ministério da Saúde para dialogar sobre as estratégias de gestão do trabalho e educação em saúde na Paraíba. O encontro contou com a presença de representantes da Escola de Saúde Pública (ESP), que apresentaram ações e experiências desenvolvidas pelo Governo da Paraíba, por meio da instituição, nas duas áreas estratégicas.

Na ocasião, os gestores discutiram parcerias com o Ministério da Saúde a fim de fortalecer as políticas públicas para a promoção de um ambiente de trabalho mais democrático, humanizado e equânime no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, tanto a SES quanto a ESP apresentaram propostas para intensificar a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na saúde da Paraíba, como investimentos em pesquisa, residências em saúde, campos de formação profissional, entre outras demandas que foram acolhidas e serão levadas para o Ministério da Saúde, em Brasília.

Participaram do encontro o secretário executivo de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida; a secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Laíse Rezende, a assessora técnica da SGTES, Bianca Lopes;  a diretora-geral da ESP, Vanessa Cintra; o coordenador do Núcleo de Residências em Saúde da ESP, Pedro Rodrigues, entre outros nomes que acompanharam a reunião.

O secretário Patrick Almeida avaliou a reunião como uma agenda positiva, porque, além de alinhar os ideais institucionais, o encontro contribuiu para aprofundar as diretrizes do Ministério da Saúde sobre gestão do trabalho e educação na saúde no âmbito estadual. “É importante que a gente saiba como valorizar os nossos profissionais, fazendo uma gestão mais justa e mais equânime do trabalho, e, ao mesmo tempo, como educar e formar trabalhadores em saúde para que, a partir dessas duas estratégias, educação e trabalho, a gente consiga entregar uma saúde de mais qualidade para os paraibanos”, destacou.

Já para a diretora-geral da ESP, Vanessa Cintra, a reunião foi bastante proveitosa para a troca de experiências e para discussão conjunta dos indicativos sobre o tema. “Tivemos a oportunidade de apresentar as propostas de trabalho que a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba tem feito, bem como escutar do Ministério as novas propostas, formatar e trazer novas coisas para o SUS”.

Além de programas de residências em saúde em diversas regiões da Paraíba, a ESP desenvolve programas de estágio obrigatório para estudantes de cursos de nível técnico e superior na área da saúde. Também são oferecidos, periodicamente, cursos de formação e especialização em saúde, contemplando diversos campos de atuação profissional.