Secretaria de Estado da Saúde realiza oficinas de avaliação e certificação para hospitais da Paraíba

publicado: 24/07/2024 10h33, última modificação: 24/07/2024 10h33
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.42.49.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.42.50.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.42.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.41.31.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.42.43 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 09.42.47.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando, nos dias 23, 24 e 25 de julho, uma série de oficinas de avaliação e certificação para hospitais da primeira, segunda e terceira macrorregião de saúde da Paraíba, que acontecerão em Patos, Campina Grande e João Pessoa, respectivamente. A iniciativa, promovida pela Gerência Operacional de Auditoria (GOAUD) com o apoio da GERAV e do Gabinete, visa discutir com os hospitais do estado que realizam cirurgias eletivas do Opera Paraíba sobre o processo de trabalho e avaliar o grau de satisfação dos usuários atendidos. Além disso, os eventos têm o objetivo de certificar, agradecer e reconhecer os parceiros que atuam nas unidades hospitalares abordando os pacientes e realizando entrevistas.

Durante as oficinas, haverá entrega de certificados em reconhecimento ao trabalho dos diretores das unidades hospitalares. Além dos diretores, a participação de assistentes sociais e outros profissionais envolvidos proporcionará a troca de experiências e a construção de um ambiente colaborativo e de melhoria contínua. Com a adesão de todos os hospitais que realizam cirurgias eletivas, o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população é fortalecido.

O Opera Paraíba, ação do Governo do Estado que facilita o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, ganhou destaque na 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS, dentro do Encontro Nacional dos Auditores (Enaud) do Sistema Nacional de Auditoria 2024, em Brasília. O programa foi selecionado mediante concurso promovido pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), que atestou um grau de satisfação de 98% dos seus usuários.

A gerente operacional de auditoria, Maria do Desterro, destacou que o Opera Paraíba é um exemplo de gestão com resultados positivos para a saúde pública, reduzindo filas de espera e proporcionando melhor qualidade de vida aos paraibanos. Ela explicou que a avaliação do programa é realizada através de questionários respondidos pelos usuários, que têm a liberdade e a oportunidade de avaliar o atendimento, tempo de espera, estrutura e equipe, exames e o procedimento cirúrgico propriamente dito. As informações são coletadas diretamente dos pacientes no hospital, no beira-leito e pós-cirúrgico, além de chamadas telefônicas. As unidades executoras captam as informações e enviam para a auditoria, que compila os dados e realiza a análise técnica.

"A oficina é uma iniciativa da Gerência Operacional de Auditoria (GOAUD) com apoio da GERAV e do Gabinete para discutir com os hospitais do estado que realizam cirurgias eletivas do Opera Paraíba sobre o processo de trabalho e avaliar o grau de satisfação dos usuários atendidos. Nesta oportunidade, daremos um retorno aos colaboradores e certificaremos o empenho e dedicação, além de avaliar os resultados e, se necessário, propor alternativas de melhoria no processo," disse Maria do Desterro. Ela acrescentou que o trabalho de avaliação permite ao gestor avançar na oferta de serviços conforme a necessidade do usuário, perfil epidemiológico local e demandas reprimidas, possibilitando a ampliação da oferta.

Já a gerente executiva de regulação e avaliação (GERAV), Lidiane Casimiro, ressaltou a importância da oficina: "Desde a implantação do instrumento, conseguimos atingir o objetivo principal, que é garantir um processo eficiente e seguro nas execuções das Cirurgias Eletivas através do Programa Opera PB. É um instrumento que possibilita minimizar os riscos, melhorar os resultados e promover também uma gestão mais transparente e eficaz dos recursos disponíveis, otimizando o tempo de espera e aumentando a disponibilidade de serviços para os pacientes. Essas melhorias são essenciais para fortalecer o Sistema Único de Saúde e proporcionar um atendimento mais equitativo e de alta qualidade para todos os usuários. O apoio dos Diretores dos Hospitais Estaduais é fundamental para a continuidade desse instrumento."

Os encontros estão sendo realizados nas seguintes datas e locais: em Patos (23/7), no Auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde; em Campina Grande (24/7), no Auditório do Hospital de Trauma; e em João Pessoa (25/7) no Auditório do SEBRAE. Todos os eventos terão início às 10h e a programação das oficinas incluirá café da manhã, boas-vindas, apresentação dos objetivos da reunião, fala dos coordenadores de macro, apresentação dos instrumentos de avaliação e discussão, entrega dos certificados e fala dos participantes, encerrando com uma avaliação dos resultados.