Saúde realiza a primeira oficina com os novos bolsistas convocados para a Reap Quali-PB

publicado: 30/01/2024 09h51, última modificação: 30/01/2024 09h51
Reap Quali1.jpeg
Reap Quali2.jpeg
Reap Quali3.jpeg
Reap Quali4.jpeg
Reap Quali5.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde – SES e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), por intermédio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realizam a primeira oficina para os novos bolsistas da Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS com foco na Regionalização para Organização da Rede de Atenção à Saúde (Reap Quali-PB), nesta segunda (29) e terça-feira (30), na Escola Técnica Estadual de João Pessoa (ECIT), em Mangabeira. O objetivo da oficina é discutir as ações que serão desenvolvidas pelos novos bolsistas conforme o eixo temático, visando à necessidade de elevar o nível de profissionalismo e excelência dos programas e projetos vinculados ao apoio institucional da SES que atua na definição e implementação das Redes de Atenção à Saúde.

O evento reuniu os novos bolsistas, convocados neste mês de janeiro, os gerentes executivos e regionais de saúde e os diretores de hospitais com a finalidade de elaborar o plano de trabalho conforme cada um dos seis eixos temáticos, relacionando–os com o Plano Estadual de Saúde. Esses eixos serão geridos pela ESP e pelas Gerências Executivas da SES: Gerência Executiva de Atenção à Saúde (GEAS); Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS); Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (GERAV); Gerência de Planejamento e Gestão (GEPLAG) e Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a Reap Quali-PB realiza ações extremamente importantes e oferece apoio permanente aos 223 municípios da Paraíba. Neste primeiro dia, serão qualificados mais de 100 trabalhadores, sendo 88 trabalhadores distribuídos em todas as regiões do estado, visando, no primeiro momento, apresentar aos trabalhadores o plano estadual de saúde, diretrizes, objetivos e trabalho integrado. “O propósito é mostrar para quem está chegando nesse apoio aos gestores municipais, os nossos objetivos e metas que queremos alcançar nos próximos 4 anos, até 2027. O nosso plano estadual de saúde já foi aprovado no Conselho Estadual de Saúde, que é um regramento do SUS que a cada 4 anos precisamos dizer quais são as metas e as diretrizes. A SES já vem trabalhando e investindo muito forte na média complexidade com a parte de policlínicas, uma ação extremamente importante, temos também o Paraíba contra o Câncer e a regionalização da média e alta complexidade que é o principal ponto de fortalecimento. Dessa forma, precisamos avançar a atenção primária para garantir essa resolutividade também da média e alta complexidade”, ressaltou.

A contratação dos novos bolsistas visa ampliar a estratégia de processos transversais de gestão em diferentes áreas como Planejamento e Gestão, Educação na Saúde, Atenção Primária a Saúde (APS), Saúde Digital (SD), Vigilância em Saúde (VS) e Regulação em Saúde, tendo como princípio transversal uma postura educativa. A iniciativa é semelhante ao que foi executada no projeto exitoso de planejamento com foco na regionalização da nova programação da assistência e do Vacina Mais Paraíba.

Os eixos temáticos estão divididos em Subprojeto de Apoio Institucional para matriciamento gerencial e fortalecimento do trabalho na Atenção Primária à Saúde; Subprojeto de Apoio Institucional para Vigilância em Saúde voltado para o Programa Vacina Mais Paraíba; Subprojeto de Apoio Institucional para fortalecimento da Regionalização no SUS da Paraíba; Subprojeto de Apoio Institucional para qualificação e padronização dos processos nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS locorregional; Subprojeto de Apoio Institucional para gestão as ações de Saúde Digital e integração dos municípios na Rede Nacional de Dados em Saúde; Subprojeto de Apoio Institucional para Educação na Saúde.

Para a diretora-geral da ESP-PB, Vanessa Cintra, o projeto da Reap Quali-PB tem a intenção de fortalecer eixos de matriciamento para o melhor funcionamento da atenção primária à saúde e fortalecimento das ações da SES junto aos municípios e assim potencializar a atenção à saúde na Paraíba. “A Escola de Saúde Pública da Paraíba vem auxiliando no processo da educação na saúde tanto aos trabalhadores do SUS, nos municípios e no estado, como no desenvolvimento de ferramentas de caráter educativo que chegue até a população, mais também que consiga potencializar como material técnico e instrutivo do próprio projeto”, pontuou.

A SES, junto ao Projeto Amar e a ESP-PB, vem trabalhando com a educação e investimentos em profissionais que possam ser qualificados para melhorar os indicadores da Atenção Primária em Saúde e, consequentemente, dar mais qualidade de vida à população.

O Projeto Amar financia um conjunto de ações para aprimorar e especializar os trabalhadores da Saúde com o intuito de chegar mais próximo de todos os municípios da Paraíba. A Reap Quali-PB é uma das ações financiadas pelo Projeto Amar.

De acordo com a coordenadora-geral do Projeto Amar, Rosa Márcia França, o Amar tem um produto que custeia, especificamente, especialização em qualificação de trabalhadores. “Estamos financiando o primeiro ano, com cerca de 1 milhão e 33 mil dólares, que dá pouco mais de 5 milhões de reais. É uma forma de apoiar todos os municípios, principalmente na atenção primária à saúde, para que se tenha uma excelência também desde o nascedouro, da atenção primária à saúde até a alta complexidade que é o dever do Estado,” explicou.

O Projeto Amar tem no seu escopo a aproximação e a melhoria da saúde de uma forma macro, ou seja, aproximando a Secretaria de Estado de Saúde de todos os municípios paraibanos.