Notícias

Saúde promove treinamento dos Agentes Comunitários de Santa Rita para a semana de mobilização em alusão ao Janeiro Roxo

publicado: 21/12/2021 14h25, última modificação: 21/12/2021 14h25
Capacitação Hanseníase

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas, realizou, nos últimos dias 13 e 14, um treinamento sobre hanseníase para 256 Agentes Comunitários do Município de Santa Rita com o objetivo de preparar estes profissionais para a semana de mobilização, dedicada à conscientização da importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

 

“O objetivo do curso foi sensibilizar estes profissionais para a identificação precoce de casos novos de hanseníase, através da aplicação de um questionário, junto à população da cidade, para que as pessoas, identificadas com sinais e sintomas da doença, passem por avaliação nas Unidades Básicas de Saúde, do município”, disse a chefe do Núcleo, Anna Stella.

 

A qualificação foi realizada pelas fisioterapeutas Geisa Campos e Jaiza Karla Almeida e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Rita.

 

O Ministério da Saúde, solicita que todos os Municípios realizem as suas mobilizações em alusão ao Janeiro Roxo como em todos os anos anteriores. No entanto neste ano de 2021  ele propõe que cada estado eleja um município de acordo com os indicadores epidemiológicos para a realização de uma semana de mobilização a. Na Paraíba, foi escolhido o Município de Santa Rita por ser prioritário para a hanseníase.

 

Dos 336 casos novos da doença da Paraíba, em 2021, 27 foram em Santa Rita. No estado, a taxa de detecção, é de 8,3%. Já em Santa Rita, é de 19,7%.

 

 

Janeiro Roxo

 

A Semana de Mobilização, acontecerá de 17 a 22 de janeiro, de 2021, sendo nos dias 17 e 18 a parte teórica com os profissionais das UBS; de 19 a 21, a parte prática com atendimento da população, nas UBS, que foi direcionada pelos ACS, através da aplicação do Questionário de Suspeição da Hanseníase. E no dia 22 será o ‘Dia H’, encerrando a programação com mais atendimento à população.