Notícias

Saúde promove capacitação sobre segurança do paciente com diabetes

publicado: 09/06/2021 09h32, última modificação: 09/06/2021 09h32

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove Capacitação sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina, para trabalhadores de saúde. A qualificação será no próximo dia 16 de junho, de forma online, gratuita e será realizada pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba – Cosems/PB, com apoio da farmacêutica Novo Nordisk e conta com profissionais e pesquisadores de referência na Educação em Diabetes.

 Profissionais da SES serão liberados para realizar o treinamento, ao vivo, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas no link: https://mailchi.mp/inaff/insulinapb/

 “O curso é destinado a trabalhadores de saúde da Atenção Primária e é uma forma de ampliar os cuidados com a população que utiliza o medicamento”, disse o Gerente Executivo de Assistência Farmacêutica, da SES, Felipe Santos.

 A iniciativa pretende capacitar farmacêuticos e outros profissionais da saúde no âmbito da Atenção Básica, quanto ao uso do dispositivo Caneta de Insulina Humana - NPH ou regular, disponível no SUS, para pacientes com Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, com necessidade de insulinoterapia.

 Atualmente, a população elegível para uso da caneta são pacientes com idade até 19 anos ou acima de 50 anos, como indica a nova Nota Técnica Nº 84/2021-CGAFB/DAF/SCTIE/MS. A medida visa promover a expansão de acesso ao dispositivo em resposta ao maior risco de agravamento, nos casos do novo coronavírus, entre os pacientes com diabetes.

 O coordenador do curso, Prof. Lindemberg Assunção Costa, indica que o farmacêutico tem autonomia para dispensar a caneta de insulina, mesmo que o dispositivo não esteja escrito explicitamente na prescrição. “O profissional pode analisar as demandas do prescritor e disponibilizar ao paciente o medicamento e dispositivo que melhor se adequam ao paciente, considerando os critérios estabelecidos nas notas técnicas do Ministério da Saúde”, declarou.

 A certificação para os participantes ocorre após o encontro ao vivo e desenvolvimento das atividades na plataforma de educação à distância do INAFF.

 Todo material da capacitação (vídeo-aula, material didático e acesso a plataforma EAD do INAFF), ficará disponível para acesso no site Site do evento: www.inaff.org.br/insulina/.