Notícias

Saúde encerra mais um ciclo de oficinas sobre arboviroses

publicado: 25/08/2023 10h45, última modificação: 25/08/2023 10h45
Oficina Arboviroses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis, dando continuidade à reciclagem voltada para as doenças transmitidas por insetos, encerrou o ciclo de oficinas sobre arboviroses para qualificação e completitude do instrumento de notificação do agravo, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

 

As oficinas foram voltadas para técnicos, coordenadores e representantes dos municípios da 1ª, 2ª e 3ª Macrorregião de Saúde que trabalham na Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, bem como contou com a representação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB). Na 3ª macrorregião de saúde, a oficina aconteceu no dia 10 de agosto, em Patos; na 2ª macrorregião, foi no dia17 de agosto, em Campina Grande. O encerramento aconteceu, nesta quinta (24), na 1ª macrorregião, em João Pessoa. Todas as capacitações foram para os profissionais de saúde que trabalham diretamente com o público, bem como para as coordenações da Atenção Primária, da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental.

 

De acordo com técnica estadual das Arboviroses, Carla Jaciara, as oficinas foram voltadas para todos os profissionais de saúde. “Especificamente essas oficinas trataram de uma atualização para todos os profissionais de saúde que trabalham com o instrumento de coleta de dados que é a notificação. O objetivo da capacitação é para que esses profissionais consigam identificar e trabalhar os perpasses das variáveis da notificação que é o instrumento de coleta utilizado para inserir no sistema de informação e ser feito o trabalho tanto de Vigilância Epidemiológica quanto o de Vigilância Ambiental,” explicou.

 

O Ministério da Saúde está estudando unificar todas as notificações para arboviroses, mas no momento essas oficinas são uma forma de reciclagem para que esses profissionais de saúde trabalhem de forma mais profunda, percebendo a importância de cada variável que contém na ficha de notificação.