Notícias

Saúde do trabalhador: HGM promove manhã de atendimentos e orientações nutricionais

publicado: 30/04/2021 12h04, última modificação: 30/04/2021 12h04
Saúde do Trabalhador

O Hospital Geral de Mamanguape, promoveu nesta sexta-feira (30), véspera do dia do trabalhador, uma manhã de atendimentos e orientações nutricionais. A ação foi organizada pelo setor de Nutrição, em parceria com o SESMT, coordenação de Epidemiologia e o GT Trabalhador da Comissão de Humanização. Para receber as orientações, os colaboradores passaram por uma triagem em que era realizada a aferição da pressão arterial e calculado o IMC (Índice de Massa Corporal), caso fossem identificados sinais de hipertensão e/ou obesidade, os profissionais recebiam dicas de um nutricionista e eram informados sobre onde buscar atendimento especializado. 

Cerca de 30 colaboradores que atuam em diferentes setores do complexo hospitalar, participaram da ação e a grande maioria deles apresentou IMC acima do considerado normal. Devido ao resultado e a grande procura por parte dos trabalhadores, a unidade de saúde já planeja novas ações semelhantes e também com foco em outras doenças. 

Raquel Pimenta, enfermeira e coordenadora de Epidemiologia, ressaltou que toda a ação foi realizada sem aglomerações e respeitando as orientações de segurança para o momento atual. “A partir do calendário seguido pela Epidemiologia, chegamos às temáticas obesidade e hipertensão. Nos planejamos para fazer tudo com segurança e para oferecer aos nossos colaboradores as informações que necessitavam, tudo com uma linguagem muito simples e clara”, afirmou. 

Já o diretor-geral do HGM, Daniel Gonçalves, contou que os cuidados com os colaboradores, já fazem parte da rotina da unidade. “A pandemia que vivenciamos, tem deixado ainda mais evidente a necessidade de lançar um olhar de cuidado e atenção sob os profissionais da saúde. Já faz parte da nossa rotina, promover momentos voltados à saúde mental dos colaboradores. Dessa vez, optamos por dar maior destaque à parte nutricional, acendendo o sinal de alerta para algumas doenças e orientando sobre a importância de uma alimentação adequada e da prática de atividades físicas”, finalizou.