Notícias
Projeto Amar realiza visita técnica ao Complexo Pediátrico Arlinda Marques
Com o objetivo de fortalecer a atenção de média e alta complexidade infantil na Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará uma reforma estrutural no Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM). A unidade é uma das beneficiadas pelo Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba – AMAR. Na última terça (4) o complexo recebeu uma visita técnica da equipe de engenharia do projeto, acompanhada de técnicos da SES para dar seguimento ao projeto de reestruturação.
Em funcionamento desde 1945, O CPAM atende à toda a população infantil paraibana com demandas de alta e média complexidade, e ambulatoriais. Ao longo da trajetória da unidade foram realizadas demandas para readequação da unidade, porém esta é primeira grande modernização do complexo. Para o gerente de obras do projeto AMAR, a reforma vai implantar um novo hospital, para que população atendida receba um serviço de primeira linha e com mais atenção.
"Vamos adequar a realidade de normas técnicas do que já existe hoje. Estamos com uma equipe trabalhando empenhada, diuturnamente, para efetivamente deixar a obra toda segura. Seguimos para mais uma etapa do projeto com planejamento e verificação de interferência da vizinhança e do impacto de implantação da obra, visando a execução da melhor qualidade", explicou o gerente.
O Complexo Pediátrico vem trabalhando em sua capacidade máxima para atender a população dos 223 municípios paraibanos. De acordo com o Diretor da unidade, Daniel Gonçalves, a restruturação é um marco para a instituição e para a população atendida pela unidade. “Após a reforma do AMAR teremos um hospital totalmente novo, voltado e preparado para o cenário atual. Com a adequação da estrutura física, teremos também expansão do número de leitos. Sairemos de uma oferta de 80 para 120 leitos, o que vai melhorar o acesso à atenção de alta e média complexidade das crianças em todas as regiões do estado”, enfatiza o diretor.
A expansão dos leitos do hospital com a reforma vai facilitar, consideravelmente, o acesso às vagas para todas áreas e regiões do estado, bem como garantir melhorias na qualidade do atendimento e de trabalho dos colaboradores. No Complexo Hospitalar Infantil Arlinda Marques existe uma gama de serviços que são exclusivos, a exemplo do teste do suor que é para o diagnóstico de fibrose cística e só o Arlinda faz em toda a Paraíba.
A unidade de saúde dispõe ainda de um ambulatório especializado que acompanha todas as crianças com síndromes raras e com má formações congênitas, conta com mais de 50 especialidades que são acompanhadas pelo hospital.
Instalado no Complexo há também o serviço do Centro de Referência em Imunobiológicos Especializados (CRIE) para toda população adulta e infantil. O Hospital recebe pacientes imunossuprimidos e oferta as imunoglobulinas especiais, bem como todo serviço especializado.
Projeto AMAR - O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba – AMAR é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba com melhorias na oferta de serviços essenciais, o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. O projeto também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde, o desenvolvimento de uma aplicação para o monitoramento de acordos de gestão estadual-municipais e a promoção ao uso de tecnologias assistivas, especialmente a telemedicina