Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Guarabira recebem treinamento para atender pacientes cardíacos

publicado: 18/07/2023 11h35, última modificação: 18/07/2023 11h35
treinamento_enfermagem.jpeg

O Hospital Regional de Guarabira executou, no dia 11 de julho, um treinamento para a realização de ECG de 12 a 19 derivações e apresentação do Protocolo de Doutorácica do Coração Paraibano, para intervenções desde o reconhecimento precoce de um infarto agudo do miocárdio, até a administração de medicamento que pode tratar o paciente. A agenda foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente do Hospital Metropolitano - PBSaúde e a capacitação foi voltada para os profissionais de enfermagem da unidade de saúde de Guarabira.

De acordo com o enfermeiro e facilitador da capacitação, Valber Frazão, esse tipo de treinamento é de extrema importância para Guarabira e Região do Brejo, pois o objetivo é reduzir mortalidade e morbidade desses pacientes. Ele explica que agora Guarabira passa a integrar um dos 12 Centros Especializados em Cardiologia e Trombólise, do Estado. Esta é uma ação do programa Coração Paraibano.

Para diretora geral do HRG, Polyana Torres, o treinamento vai ajudar na preparação desses técnicos e enfermeiros e consequentemente oferecer uma abordagem mais adequada aos pacientes da região. Segundo ela, em média são cerca de 40 pacientes que dão entrada mensalmente do HRG com problemas cardíacos.

Para o enfermeiro e coordenador dos setor da clínica cirúrgica do HRG, Eribaldo Alves, "o treinamento é de fundamental importância para os profissionais de vários setores pois, a partir de então, poderão detectar os primeiros sinais de um paciente com problema cardiovascular. Um treinamento como esse, é um presente para qualquer profissional de saúde", completou.

Além do treinamento inicial, no dia 19/07 uma equipe formada por 5 médicos e 5 enfermeiros do Hospital Regional de Guarabira, deverão participar de um treinamento geral no Hospital Metropolitano.