Notícias

PlanificaSUS qualifica mais de mil profissionais nos municípios de Jacaraú, Rio Tinto e Mamanguape

publicado: 08/08/2019 15h55, última modificação: 08/08/2019 15h55

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início a etapa de Workshop Formativo do PlanificaSUS, qualificando mais de mil profissionais da 14° Região de Saúde. Os encontros aconteceram nos dias 06 e 07 de agosto nos municípios de Jacarú, Tio Tinto e Mamanguape simultaneamente.

Este foi o primeiro encontro com toda a equipe de saúde dos municípios que estão participando do projeto. Ao todo, serão seis momentos de Workshops Formativos. A coordenadora do PlanificaSUS e técnica da SES, Priscilla Araújo, explica que nesses dois dias foi iniciada a metodologia proposta pelo Hospital Albert Einstein, executor do projeto por meio do ProadiSUS.

“Já tivemos um primeiro momento que foi um alinhamento teórico e técnico para tutores e facilitadores pelo estado e respectivos municípios a fim de iniciarmos as atividades do Planifica. Nesses dois dias já realizamos o primeiro encontro com os profissionais de saúde dos municípios. Ou seja, já começamos a passar os conceitos de Rede, do que é Rede de Atenção à Saúde, de que forma a atenção especializada deve se comunicar com a atenção primária e vice e versa”, conta.

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que tem o objetivo de organização da Atenção Primária em Saúde em Rede com a Atenção Ambulatorial Especializada e foi aderido pela SES no início de 2019. A região escolhida para iniciar o projeto foi a 14° Região e que a linha de cuidado trabalhada é a Materno-Infantil devido aos dados que a Paraíba apresenta.

Para a realização do PlanificaSUS, 25 facilitadores e 12 tutores estão recebendo uma qualificação na modalidade Ensino à Distância (EAD) de profissionais do Hospital Albert Einstein. Priscilla explica que os encontros acontecem quinzenalmente em Mamanguape, município sede do PlanificaSUS, para um alinhamento teórico e para traçar um plano de ação que os tutores precisam colocar em prática dentro das respectivas unidades laboratório do projeto.

“Cada município tem uma unidade laboratório para executar as ações do Planifica. À medida que as ações propostas pelos profissionais do Einstein forem dando certo, novas etapas vão aparecendo e essas ações realizadas dentro das unidades laboratório serão replicadas, multiplicadas, para todas as unidades de saúde de cada município da 14° Região”, explica.

O secretário executivo de Saúde de Rio Tinto, Moca Medeiros, destaca o impacto que o projeto traz para o município. “Sem dúvidas, o Planifica irá trazer resultados significativos para a saúde da população de Rio Tinto. Essa organização da Rede irá melhorar nossos indicadores e trazer mais eficácia nos serviços de saúde que oferecemos aos usuários, não apenas na Atenção Primária, mas também na Atenção Especializada”, conclui.  

O projeto PlanificaSUS acontece até dezembro de 2020 com oficinas preparatórias, workshops e ações a serem realizadas nas unidades laboratório dos municípios da 14° Região de Saúde.