Paraíba realiza oficina de planejamento do projeto FortaleceRAS

publicado: 23/11/2021 11h40, última modificação: 23/11/2021 11h40
Oficina FortaleceRAS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a II Oficina de Planejamento do projeto FortaleceRAS. O intuito é construir um plano de intervenção regional para implementação das linhas de cuidado. A agenda teve início na segunda-feira (22) e vai até esta terça (23) na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP).

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, este é um projeto do PROADI-SUS, conduzido pelo HCor e realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). Ela explica que o objetivo é apoiar a implementação e implantação das linhas de cuidado nos diversos pontos de atenção da rede na 1ª Região de Saúde do estado.

“Neste evento, os profissionais dos municípios estão tendo a oportunidade de problematizar situações que interferem na condução da rede. Posteriormente, esse debate contribuirá na construção de um plano de intervenção obter melhorias nos níveis assistenciais e gerenciais da atenção primária”, pontua.

As linhas de cuidado a serem trabalhadas na oficina são: Sobrepeso e obesidade (SPO), hipertensão (HAS), diabetes tipo 2 (DM2), infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC). Participam da II Oficina de Planejamento do projeto FortaleceRAS os técnicos e gestores dos 14 municípios da 1ª Região de Saúde da Paraíba.