Notícias

Paraíba realiza Encontro Estadual de Saúde Bucal para fortalecer as ações de assistência

publicado: 18/08/2023 10h31, última modificação: 18/08/2023 10h31
Saúde Bucal

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), realizou o Encontro Estadual de Saúde Bucal da Paraíba. Com o objetivo de lançar a nova versão do aplicativo Tele Interconsulta em Estomatologia, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o encontro ocorreu em dois momentos para contemplar as três macrorregiões de saúde. O primeiro foi na tarde da última terça-feira (15), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Campina Grande, e o segundo foi na manhã desta quarta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Odontologia, em João Pessoa.

 

O Encontro apresentou ainda um novo aplicativo para o monitoramento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para os profissionais verem como estão as produções e as metas dos atendimentos; e sobre o trabalho de utilização da aplicação do óxido nitroso nos CEOs para atender as pessoas que não tem condições de serem atendidos com anestesia comum, então todos os dentistas do estado serão capacitados para esse serviço.

 

As atividades do Encontro também abordaram as perspectivas da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. O evento é voltado para os coordenadores municipais de saúde bucal, diretores dos CEOs, cirurgiões-dentistas, auxiliar de saúde bucal (ABS), técnicos de saúde bucal (TBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a participação da coordenadora-geral de Saúde Bucal (CGSB) do Ministério da Saúde (MS), Doralice Teixeira, do assessor técnico do Departamento de Saúde da Família e Comunidade, João Cláudio e do assessor técnico da CGSB, Renato Ishigame. O evento finalizou com uma plenária para discutir e fortalecer proposições sobre a saúde bucal na Paraíba.

 

De acordo com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), a Paraíba disputa junto com o estado do Piauí o primeiro lugar no quesito da cobertura de equipe de saúde bucal no país, pois os dois estados têm as duas melhores coberturas de saúde bucal do país, em termos de equipes de saúde bucal. Em relação aos CEOs e aos laboratórios de próteses, o estado paraibano tem a maior cobertura bucal, proporcionalmente, em relação à população do Brasil. Atualmente, a Paraíba tem 108 CEOs e 208 laboratórios de próteses e todas as regiões de saúde têm esses serviços e, em termos de Brasil Sorridente - política nacional de saúde bucal, a Paraíba é bem representativa, pois tem a maioria dos serviços instalados no estado.

“Uma das nossas preocupações para formalizar a rede de saúde bucal é a odontologia hospitalar e, para isso, a SES tem investido muito na questão de fortalecer a rede de odontologia hospitalar. Nós já temos o Hospital das Clínicas, em Campina Grande, com atendimento padrão com tudo a estruturado e equipado com profissionais especializados para atendimento odontológico a pacientes com deficiência que precisam de atendimento em ambiente hospitalar”, disse o coordenador estadual de Saúde Bucal, Marcílio Araújo.

 

A Saúde Bucal Hospitalar da Paraíba está sendo estruturado no Hospital Edson Ramalho e no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, bem como nos hospitais regionais de Picuí, Monteiro e o Hospital Janduhy Carneiro, em Patos; e futuramente, o serviço será ampliado com o hospital regional de Sousa, pois o objetivo é organizar a odontologia hospitalar para que a rede toda fique completa na questão de referência, desde a atenção básica até os atendimentos de média complexidade, com o CEO, e alta complexidade, com a odontologia hospitalar, nos hospitais do estado.

 

De acordo com o assessor técnico da Coordenação-Geral Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Renato Ishigame, esse encontro é importante, pois a Saúde Bucal da Paraíba sempre foi um destaque na implantação das estratégias da política nacional de saúde bucal tanto para a atenção primária, representada pelas equipes de saúde bucal, quanto para a Paraíba que sempre foi destaque na implantação dos CEOs e também dos laboratórios de próteses.

 

“Essas estratégias são financiadas pelo governo federal e tem co-financiamento dos municípios, e são estratégias que a Paraíba sempre abraçou desde o início do Brasil Sorridente, que é a política nacional de saúde bucal, e o destaque para o Encontro Estadual de Saúde Bucal é o avanço da política no estado para a prevenção do câncer de boca com a parceria com o departamento de Estomatologia da UFPB e da odontologia da saúde coletiva do estado que trabalharam para disponibilizar um aplicativo desenvolvido 100% pela UFPB e tem servido de apoio para as equipes da saúde bucal dos municípios”, explicou

 

A estratégia do aplicativo Tele Interconsulta em Estomatologia foi tão exitosa que o MS deu visibilidade para essa produção científica, com a parceria do MS e a Organização Pan Americana da Saúde, para outros 10 estados brasileiros, isso demonstra que a Paraíba está sempre buscando ampliar a saúde bucal de qualidade para a população.