Notícias

Paraíba participa do Encontro Nordeste Transplante 2020

publicado: 22/09/2020 17h44, última modificação: 22/09/2020 17h44

A Paraíba, por meio de Central de Transplante, vai participar do Encontro Nordeste Transplante, que acontece nesta quarta (23) e quinta-feira (24). As atividades serão online, sempre das 18h às 22h, e os participantes podem se inscrever através do link http://eventoweb.me/abto .

“O encontro será de extrema importância para que todos os serviços de transplantes do Nordeste troquem as experiências positivas e negativas da retomada aos procedimentos cirúrgicos de transplante de órgãos”, pontuou o diretor da Central de Transplante da Paraíba, Luiz Gustavo Barros.

No evento, serão abordadas temáticas como a situação atual do Programa Brasileiro de Transplantes e suas perspectivas, estratégias para fomentar o crescimento das doações no Nordeste e os impactos da pandemia no cenário da doação de órgãos.

“Teremos, inclusive, uma pauta específica sobre a retomada dos transplantes de córnea, que foram paralisados durante a pandemia da Covid-19 em todo Brasil”, informou Luiz Gustavo.

Dados - Há um ano, a Paraíba tem crescido em números de captação de órgãos e de transplantes. Só em 2020, foram realizadas 15 captações em doadores de múltiplos órgãos e 29 transplantes de órgãos, incluindo medula. Os procedimentos superam a média de 2019, quando a captação foi de menos de um órgão doado por mês.

Em 2020, embora os meses de março, abril e maio não tenham entrado para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19, a Paraíba atingiu a média de 3 órgãos por mês no mesmo período. Este ano, foram 23 pacientes transplantados na Paraíba e 21 órgãos para outros estados, provenientes de pacientes doadores com morte encefálica. Atualmente, 642 pacientes estão na fila de espera no Estado: 438 aguardando um transplante de córnea, seis de fígado, 197 de rim e um de coração.

Como doar - O doador deve ter entre dois e 80 anos de idade e não pode apresentar doença comprometedora do órgão ou tecido. Após o óbito, a família do doador informa ao hospital o desejo de doar ou entra em contato com a Central de Transplante. Vários órgãos podem ser doados: cartilagem, coração, córnea, fígado, intestino, medula óssea, ossos, pâncreas, pele, pulmão, rim e válvula.