Notícias

Paraíba instala comissão de óbitos por arboviroses

publicado: 10/02/2020 10h12, última modificação: 10/02/2020 10h12

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aprovou a instalação Comissão de Investigação de Óbitos por Arboviroses - CIO (dengue, zika e chicungunha). A iniciativa foi debatida e aprovada Comissão Intergestores Bipartite – CIB, na última terça-feira (4), e além de envolver diversos setores da SES conta com o apoio do Laboratório Central da Paraíba – LACEN PB, Representante do COSEMS-PB e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba - SEMS/PB. 

 A criação da comissão viabiliza um estudo mais aprofundado sobre os agravantes que levaram os pacientes a óbito. De acordo com a gerente da vigilância em saúde, Talita Tavares, é necessário ampliar a discussão a respeito dos casos de óbito por arboviroses. “A análise desses casos será repassada ao município para se fortaleça a assistência ao paciente e assim, evitem novos casos agravados que resultem no óbito do doente”, explica a gerente.

 No ano de 2019 foram registrados 57 óbitos suspeitos de arboviroses, destes 09 confirmados para dengue, 03 confirmados para zika, 01 confirmado para chikungunya, 01 óbito continua em investigação e os demais 43 óbitos suspeitos foram descartados. Com a instalação desta comissão o município tem o prazo de 60 dias após o óbito para encaminhar o relatório com a confirmação dos resultados e o manejo realizado. Após o recebimento, a comissão fará devolutiva com visita ao município, a fim de alinhar as ações que podem ser aplicadas naquela área.

 A SES vem realizando capacitações técnicas periódicas, em parceria com os municípios, para o enfrentamento das doenças causadas pelo aedes aegypt. De acordo com os resultados do último LIRAa, só neste ano 32 municípios da Paraíba estão em risco de surto e/ou epidemia por arboviroses, o que merece um alerta ainda maior na prevenção e no atendimento dos usuários que chegam com sintomas destas doenças ao serviço de saúde.