No Dia das Mães, SES lança parceira com a CUFA para receber doações às vítimas das enchentes do Rio Grande de Sul

publicado: 10/05/2024 13h19, última modificação: 10/05/2024 13h19
dia das mães_doações3.jpeg
dia das mães_doações.jpeg
dia das mães_doações2.jpeg
dia das mães_doações1.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa e do Núcleo de Gestão do Trabalho, oficializou nesta sexta-feira (10) durante o evento em alusão ao Dia das Mães, realizado no salão de entrada da SES, uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista com o objetivo de ser mais um ponto, em João Pessoa, para receber doações para os desabrigados das enchentes do Rio Grande do Sul (RS). A Secretaria preparou além dessa ação solidária, uma programação especial em homenagem as mães e servidoras da SES, com mais uma ação de saúde e serviços, através do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”.

De acordo com o chefe de gabinete da SES, Daniel Marinho, a secretaria está participando da campanha de solidariedade para ajudar os irmãos da enchente no Rio Grande do Sul, arrecadando alimentos, roupas e outros itens para enviar como ajuda neste momento difícil. “A Secretaria de Saúde está compondo um ponto de apoio aqui na sede da Secretaria de Saúde, ao lado do Hemocentro, e vamos estender para todas as unidades do estado, a princípio, mas vamos passar um cronograma mais detalhado, para que mais pessoas de outras localidades da Paraíba, também possam contribuir. E espero que todo mundo possa contribuir com o pouco que consiga, tanto de uma garrafinha de água, um pacote de açúcar, enfim, o que puder fazer de coração”, destaca.

A parceria entre a SES e a Cufa possibilita às pessoas colaborarem com donativos para os desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações incluem alimentos, lençóis, roupas, água, fraldas descartáveis e materiais de higiene pessoal. A Cufa vai repassar as doações recebidas na SES para a Gol que também está recebendo as doações para transporte aéreo em suas unidades Gollog pelo país. As doações na SES já começaram a ser recebidas a partir desta sexta-feira (10) e vai até o dia 24 de maio.

Para o articulador institucional da Cufa, Tiago Batista, essa parceria dentro de setor público, facilita para todas aquelas pessoas físicas que queiram contribuir com essa ação humanitária.

“Vamos estar aqui recebendo essas doações, mas a ideia é de expandir os locais de doações, dentro dos órgãos da Saúde do estado, para Campina, Sousa, Cajazeiras, entre outros, então assim, provavelmente, próxima semana a gente já vai abrir esses novos pontos de recebimento de doações para os nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, explicou.

Segundo a coordenadora do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, Elaine Farias, o diferencial do Dia das Mães da SES do projeto deste ano, foi à realização de ações na semana que antecede a data, incluindo serviços de estética, massagem e terapias integrativas, além da campanha de arrecadação de alimentos e roupas para o RS, em parceria com a Cufa. No evento, as mães desfrutaram de terapias integrativas da UFPB e receberam brindes.

“Este ano nós fizemos duas ações, a primeira foi na terça-feira (7) com a equipe da FPB, que veio trazer serviços de estética, massagem para as mães. E nesta sexta-feira, vamos atender as mães com práticas integrativas promovidas pela equipe da UFPB, com massagem relaxante, escalda-pés, reiki, auriculoterapia e várias outras terapias integrativas complementares. Neste momento de grande mobilização nacional em prol do Rio Grande do Sul, em parceria com a Cufa, estamos lançando a campanha de arrecadação de alimentos e roupas. Além disso, o parceiro Sam’s Club vai entregar brindes para as nossas mães da SES”, explicou.

As mães e funcionárias da SES gostaram muito do momento em alusão ao Dia das Mães. Para a fisioterapeuta da Gerência Operacional da Atenção Básica (GOAB), Ana Ruth, a iniciativa do evento é maravilhosa, principalmente por valorizar as mães que trabalham na SES. Ela também destacou a importância da solidariedade para as mães que estão passando por dificuldades, especialmente em meio à tragédia no Rio Grande do Sul. Ficou muito feliz por participar do evento, que foi seu primeiro na SES. “A mãe é o grande motor da vida do mundo e no ambiente de trabalho é importante a gente reconhecer, principalmente a gente que cuida da saúde. Isso é algo importante realmente de ser valorizado e, nesse momento, a gente sabe que tem tantas mães passando por uma situação difícil no Rio Grande do Sul, que neste Dia das Mães vão estar bem fragilizadas e aí também foi feita essa fala da importância das doações, das ajudas, seja como for, para também a gente tentar valorizar um pouquinho essas mães que estão passando por isso”, lembrou.

A enfermeira e técnica do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT), Vanja Lemos, achou importante o evento do Dia das Mães na SES, com ações de cuidado às mulheres. “Achei bem importante o evento do Dia das Mães, principalmente porque proporcionou um momento de cuidado com a mulher, porque às vezes a mãe não tem tempo de se cuidar. E esse espaço para doação para os desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul, vai também para outros filhos de outras mães que estão precisando, neste momento, passar um Dia das Mães mais tranquilo”, enfatizou.