Notícias

Missão de Supervisão: Projeto Amar abre agenda de compromissos institucionais com Banco Interamericano de Desenvolvimento

publicado: 23/07/2024 11h38, última modificação: 23/07/2024 11h38
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2024-07-23 at 11.27.09.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 11.27.24.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 11.26.44.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 11.28.56.jpeg

O Programa de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar) iniciou, nesta segunda-feira (22), a Missão de Supervisão 2024, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para analisar e discutir as metas e ações que vêm sendo desenvolvidas pelo programa, em parceria com o Governo do Estado. A abertura da agenda institucional se deu com uma reunião híbrida (presencial e virtual), realizada na Unidade Gestora do Projeto (UGP), em João Pessoa. Participaram do encontro representantes do BID e do Amar.

Entre os temas abordados na reunião, destacam-se o fortalecimento da gestão do SUS e melhoria da qualidade dos serviços, a rede lógica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o sistema de gestão hospitalar, e a capacitação de profissionais e trabalhadores de saúde ligados às unidades beneficiadas pelo Amar. Na ocasião, também foram apresentadas obras que estão sob a responsabilidade do programa, como o Hospital Regional de Guarabira, a reforma do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, a reforma e ampliação da sede da SES, o novo prédio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), entre outras.

De acordo com a coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, as discussões e os demais compromissos da Missão de Supervisão buscam, dentre outros pontos, apoiar a melhoria da capacidade da SES em seu papel estratégico, indutor e gerencial, a fim de promover uma operação eficiente da Rede de Atenção à Saúde em toda a Paraíba. “Nós analisamos todos os produtos e o status de cada um deles dentro do projeto e, a partir da discussão interna, revimos e traçamos as estratégias para as ações do Amar”, enfatizou.

As equipes do BID e do Amar também se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, e com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins. O encontro com os gestores teve como objetivo apresentar e discutir as demandas do Amar, no que diz respeito a contratações, execução de obras e licitações.

Segundo Ari Reis, a reunião foi uma excelente oportunidade para acompanhar o andamento das obras e do cronograma estabelecido pelo programa. “Pudemos comprovar bons resultados, com perspectivas positivas. Finalizamos essa conversa com a previsão de, ainda esse semestre, assinar mais ordens de serviço e lançar mais editais, que estão na fase final do planejamento, e de concluir a aquisição dos equipamentos do Hospital da Mulher, em João Pessoa, que será inaugurado pelo Governo do Estado”, afirmou Ari Reis, ressaltando que, nos próximos dias, também devem ser publicadas as licitações para reformas do Hospital Regional de Itaporanga, no Sertão, e do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, na capital. 

Também participaram da agenda o chefe de equipe do BID, Francisco Uchoa; o alternate TL, Leonardo Goes; a especialista financeira, Fábia Bueno; a analista de operações, Kátia Sousa; e a especialista em aquisições, Marília Santos (de forma remota).