Notícias

Maternidades participam de primeira oficina presencial da estratégia QualiNEO para melhoria das práticas de cuidado neonatal

publicado: 18/01/2024 10h32, última modificação: 18/01/2024 10h38
1 | 3
2 | 3
3 | 3
QualiNeo3.jpeg
QualiNeo2.jpeg
QualiNeo1.jpeg

Duas maternidades da rede estadual estão participando do curso de Especialização em Enfermagem Neonatal executado pelo Instituto Nacional Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) que promove a estratégia QualiNEO, instituída pelo Ministério da Saúde. Profissionais de enfermagem que atuam nos setores de neonatologia da Maternidade Frei Damião e do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) estão se qualificando com o curso que foi iniciado em julho de 2023 e segue até setembro deste ano. Nesta quarta (17), foi realizada a primeira oficina presencial no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

 

Ao todo, sete profissionais da rede estadual estão participando do curso, sendo cinco da Maternidade Frei Damião e duas do HSGER. A iniciativa Qualineo é uma Estratégia criada para promover um conjunto de iniciativas articuladas para melhoria das práticas de cuidado neonatal, qualificação da atenção ao recém-nascido nas maternidades e redução as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida). O curso acontece em modalidade híbrida, com seis oficinas presenciais que serão distribuídas ao longo de 2024.

 

De acordo com a tutora responsável pelo curso, Themys Val, as oficinas têm a finalidade de troca de experiências para um melhor aproveitamento dos conteúdos discutidos nas aulas virtuais. “Cada profissional traz uma vivência do seu ambiente de trabalho e esses dois dias de oficina são importantes para compartilhar essas experiências e ampliar o conhecimento sobre as fragilidades que podem impactar o cuidado ao paciente. É um momento valioso para qualificar a assistência e para que os profissionais saibam aplicar o conhecimento adquirido nas discussões que acontecem online. Isso é fundamental para que possamos entregar recém-nascidos saudáveis para as famílias”, destacou.

 

A Maternidade Frei Damião participa do curso com cinco profissionais. A diretora-geral da unidade, Marcela Tárcia, afirma que o curso servirá de base para multiplicar o conhecimento entre as equipes. “Nos encontros presenciais temos a oportunidade de levar para estudo as situações que acontecem dentro da Frei Damião, trazendo opções viáveis para o cuidado diário do paciente. Os participantes do curso irão qualificar os demais profissionais da maternidade, de acordo com os dez passos para o cuidado neonatal. Assim, teremos mais eficiência na assistência, no acolhimento e na segurança do paciente, possibilitando mais saúde para o paciente e uma alta ainda mais tranquila”, garantiu.

 

O curso de Especialização em Enfermagem Neonatal em modalidade híbrida tem duração de um ano e uma carga horária total de 585 horas, sendo 70% sob a forma de estratégias educacionais teóricas e teórico-práticas, por meio de plataforma virtual, e 30% na modalidade de estratégias educacionais práticas presenciais. A estratégia se articula às demais iniciativas potencializando seu impacto na melhoria de processos, na incorporação de práticas clínicas baseadas nas melhores evidências e na efetiva utilização de indicadores do cuidado e dos resultados neonatais.