Notícias

Maternidade Frei Damião abre semana de enfermagem

publicado: 14/05/2023 10h50, última modificação: 14/05/2023 10h50
Semana da Enfermagem Maternidade Frei Damião 2023

No dia do enfermeiro, a Maternidade Frei Damião inicia a programação da Semana de Enfermagem, com uma programação voltada para a categoria. A abertura aconteceu na manhã desta sexta (12) e contou com a presença da secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega; da diretora do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, Betânia dos Santos; e da diretora do Conselho Estadual de enfermagem - Coren-PB, Rayra Beserra. Entre os dias 12 e 20 de maio, a unidade empreenderá diversas palestras e eventos para o corpo de enfermagem, com o intuito do reconhecimento da classe e aperfeiçoamento dos profissionais.

 

O tema da Semana de Enfermagem deste ano na Maternidade Frei Damião “Valorização da Enfermagem: no cuidado e na ética profissional”, destaca o engrandecimento da profissão. O assunto central das discussões durante toda a semana será voltado para encorajamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem na busca por conhecimento, boas práticas e edificação da ética.

 

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, lembrou que a profissão exige dedicação e trabalho árduo. “É importante destacar que a enfermagem não se resume ao cuidado no sentido mais simples da palavra. A enfermagem é ciência, o dia a dia exige conhecimento, muito estudo e a vontade de fazer sempre o melhor. E foi com esse entendimento que o Governo da Paraíba antecipou, ainda em janeiro, o pagamento do piso da enfermagem para os efetivos. E hoje, como presente, recebemos a notícia da garantia de recursos pelo Governo Federal para dignificar a nossa classe como um todo”, afirmou.

 

A enfermagem é uma profissão que exige muita dedicação e a diretora da Maternidade Frei Damião, Marcela Tarcia, reconhece que é importante dignificar a rotina dos profissionais. “Sou enfermeira de formação e conheço as dificuldades que rodeiam o dia a dia. Nossa busca por melhorias para a classe é constante, não apenas financeira, mas na garantia de um ambiente adequado e a construção de relações profissionais saudáveis. Enfermeiros e técnicos precisam renunciar a muitos momentos para investir no cuidado do outro, muitas vezes um desconhecido. Valorizar, reconhecer e engrandecer esses profissionais precisa ser uma construção diária”, finalizou.

Após a abertura, foi realizada a palestra magna sobre Dilemas Éticos, ministrada por Júnior Gomes (Coren-PB). Nos dias seguintes, serão abordados os temas: “Cuidando de quem cuida”, com João Rodrigues; “Boas práticas de assistência ao parto e pós-parto imediato”, com Patrícia Medran e Luanna Toscano; “Segurança do paciente”; “Liderança e gestão em enfermagem” e “Controle de infecções”.