Notícias

Maternidade de Patos realiza capacitação sobre promoção e manejo clínico em aleitamento materno

publicado: 21/05/2019 17h45, última modificação: 21/05/2019 17h45

Todos os bancos de leite na Paraíba, seis ao todo, estão apelando às doadoras por conta de seus baixos estoques. Em Patos, o estoque do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho que, atualmente, tem oito bebês na UTI neonatal, atingiu o nível crítico em função de contar com apenas 10 doadoras domiciliares. Assim, nessa semana em que foi lançada a VII Semana Estadual de Doação de Leite Materno, a Maternidade se integra à programação estadual chamando a atenção para o tema com atividades internas visando o fortalecimento da rede de captação e a formação de multiplicadores, por meio da capacitação.

Assim, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a Maternidade Dr. Peregrino Filho fará um treinamento de promoção e manejo clínico em aleitamento materno voltado a todos os profissionais da saúde de nível superior e técnico. Para a coordenadora do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, Joana Sabino, é preciso capacitar os funcionários para os protocolos de rede e também para a formação de outras pessoas que irão divulgar como tudo funciona com o objetivo de captar novas doadoras e aumentar os estoques.

“A campanha e qualquer ação de conscientização nesse sentido, como é o caso de nossa capacitação, é importante porque os bebês prematuros necessitam do leite materno para se desenvolver e ganhar peso, já que a dieta deles é feita somente com leite doado, já que suas mães não têm o suficiente para tirá-los do quadro em que estão. Precisamos aumentar o nosso número de doadoras, que é bem cíclico e não companha a nossa enorme demanda na UTI”, comentou Joana.

A capacitação, que terá início às 8h, na sede do Banco de Leite, em Patos, será composta de várias palestras. Cada participante só precisará ir um dia, visto que a programação se repetirá no dia seguinte. A primeira palestra será “Composição nutricional do leite materno”, da nutricionista Silvania Rodrigues. No decorrer dos dois dias, ainda terão palestras sobre os cuidados que se deve ter na amamentação de bebes com cuidados especiais, com a fonoaudióloga, Flávia Regina; e “Como oferecer apoio permanente às nutrizes”, com a psicóloga Tauanny Dantas.

Na parte da tarde, a programação segue com “Como tornar a comunidade Amiga da Criança”, da enfermeira Elisama Naara; “Como avaliar uma mamada” da bioquímica Faldrecya de Sousa, e a enfermeira Tereza Maria Lucena e, ao final, próximo às 17h, o pediatra e diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Junior, falará sobre os cuidados com os bebês e como se deve iniciar a amamentação. “O aleitamento materno é fundamental no desenvolvimento do bebê e esse trabalho do banco de leite é imprescindível para assegurar uma alimentação adequada para o desenvolvimento de bebês prematuros”, reitera Dr. Umberto.

Todo o evento é voltado aos cuidados e às informações necessárias que todos profissionais de saúde devem ter para estimular o aumento de doadoras e dos estoques de leite. “A única forma de aumentarmos nosso estoque é captando novas doadoras, já que esse produto não pode ser comprado em lugar nenhum. Por isso, também, estamos fazendo esse apelo para as mães que têm excedente de leite”, explica Joana Sabino. A dieta dos recém-nascidos é feita a cada três horas, com pequenas variações, o que equivale a cerca de 300 ml/dia por bebê. As mães que têm leite em excesso e querem doar, o Banco de Leite vai até a casa delas, leva o material e pega o leite coletado. Para tanto, é só entrar em contato através do telefone 3423-2157.