Notícias
Janeiro Branco: Juliano Moreira abre programação da campanha sobre Saúde Mental nesta terça (7)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM), abre, nesta terça-feira (7), às 9 horas, a programação do Janeiro Branco - mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental - que este ano aborda o tema “Precisamos cuidar da saúde mental de janeiro a janeiro”. A abertura será no ambulatório do Complexo, com uma roda de conversa voltada aos usuários do serviço e um café da manhã. Durante todo o mês, o CPJM ainda vai realizar ações com os servidores, dentro da temática da campanha, com o objetivo de incentivar as pessoas a pensarem sobre a sua vida e do quanto investem em sua saúde mental e emocional.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais (NAEE) do CPJM, Ângela Sátiro, a programação busca destacar que a saúde mental precisa ser uma prioridade que se estende o ano todo, não se limitando apenas a um único mês. “O cuidado com a mente deve ser constante e presente em nossa rotina. Dessa forma, vamos trabalhar com os nossos funcionários, ofertando toda semana uma ação para a saúde mental. Além disso, temos a psicologia como destaque com escutas acolhedoras e participativas. Vamos oferecer aos funcionários os serviços profissionais técnicos de fisioterapeutas, educadores físicos e a participação do Núcleo de Biossegurança do Complexo. Então, durante todo o mês vai ter uma atividade cuidando do cuidador”, destacou.
A psicóloga destacou ainda que o foco da Campanha Janeiro Branco é na prevenção e promoção da saúde mental, destacando a importância de evitar comparações sociais e a ansiedade gerada por expectativas irreais. “O objetivo é convidar as pessoas a tirarem um tempo para si e refletirem sobre suas vidas de forma leve e acolhedora”, pontuou.
Ambulatório Gutemberg Botelho
De janeiro a novembro de 2024, o Ambulatório alcançou o número de 24.021 usuários, sendo uma média de 2.100 atendimentos mensais. De acordo com a chefe do Ambulatório, Kharys Ramalho, o serviço funciona com fluxos diferenciados, de acordo com as especialidades ofertadas à população.
“Os moradores da Região Metropolitana de João Pessoa - além da capital, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo - têm à sua disposição, psicólogos, nutricionistas e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Neste caso, o usuário deve se dirigir diretamente ao ambulatório com comprovante de residência, cartão do SUS e documentos pessoais (identidade e CPF), para o agendamento de consultas. Já o atendimento psiquiátrico é apenas para os usuários das cidades do interior que precisam trazer a mesma documentação já citada mais o encaminhamento da rede de saúde do seu município, para agendar a sua consulta”, ressaltou.
Mais informações sobre os serviços do Ambulatório Gutemberg Botelho do CPJM, entrar em contato através do telefone 3211-9809.
Janeiro Branco
O movimento Janeiro Branco, que teve início em 2014 na cidade de Urbelândia, Minas Gerais, pelo psicólogo e, atualmente, presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), Leonardo Abraão, tomou proporções nacionais e até internacionais e conta com o apoio de instituições públicas e privadas.