Hospital Regional de Pombal recebe prêmio pelos os serviços prestados à população

publicado: 10/11/2023 11h00, última modificação: 10/11/2023 11h00

O Hospital Regional de Pombal Senador Rui Carneiro, referência na região em atendimentos de urgência e emergência, teve o seu trabalho reconhecido com o prêmio Destaque Profissional e Empresarial 2023. A premiação tem a finalidade de valorizar a atuação de profissionais e empresas de destaque pelos serviços de excelência ofertados à população em diversas áreas. O evento ocorreu no sábado (07), no município de Pombal.

A unidade teve destaque pelo serviço eficiente e de qualificado, conseguindo atingir índices importantes como a redução da mortalidade dos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde janeiro, o hospital integra o projeto Tele UTI Brasil e, por meio deste, mantém uma parceria com Hospital HCOR (Hospital do coração), de São Paulo, no modelo de educação permanente associado à assistência remota ao paciente crítico, gerando segurança, qualificação e sistematização do cuidado.

Além disso, o hospital tem aumentado os atendimentos e se destacado no setor ortopédico. Nos meses de setembro e outubro, a unidade realizou mais de cem cirurgias ortopédicas. A diretora geral, Kevia Werton, ressalta a importância desse serviço para toda população da região. “Hoje nós fazemos procedimentos cirúrgicos ortopédicos que antes só eram realizados nos Traumas de Campina Grande e João Pessoa. Graças a sensibilidade de um governo que trabalha e se importa com o bem-estar das pessoas, estamos avançando gradativamente numa rede de saúde interiorizada e podemos atingir a cada dia, melhores resultados aqui no HRP”.

É importante mencionar, que a unidade conta com maternidade e recebe gestantes de todas as cidades da região. Este ano, mais de trezentos partos cesáreos e quarenta partos normais já foram realizadas na unidade, dados que mostram a relevância do serviço para toda a população. O serviço conta ainda com uma sala de vacina para que os recém-nascidos recebem a dose da BCG e da Hepatite B até 12 horas depois de nascidos, como preconiza o Ministério da Saúde.

O hospital conta também com um centro cirúrgico que dispõe de três salas. Até outubro deste ano, foram realizadas um total de 1.045 cirurgias. A unidade recebe a equipe do programa Opera Paraíba de forma quinzenal. Em média, são realizadas em média 40 cirurgias gerais por mês. Os procedimentos de maior demanda são Hernioplastia (tratamento de hérnia), Colecistectomia (retirada da vesícula biliar), Histerectomia (retirada do útero) entre outros.

O Hospital Regional de Pombal atende casos de Urgência e Emergência, realizando só em 2023, até o momento, mais de vinte mil atendimentos. A unidade é referência para cinco municípios no Sertão do estado.