Hospital do Bem realizou mais de 50 mil consultas, mais de 20 mil quimioterapias e mais de 4 mil cirurgias nos últimos cinco anos

publicado: 25/01/2024 10h49, última modificação: 25/01/2024 10h49
O Hospital do Bem fica na cidade de Patos.jpg
O Hospital do Bem é referência em oncologia no sertão da Paraíba.jpg
O Hospital do Bem já realizou mais de 22 mil sessões de quimioterapia.jpg
A realização de biópsias e uma das ações do Hospital do Bem.jpeg

O Hospital do Bem - unidade de Oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), encerrou o ano de 2023 contabilizando dados que mostram o quanto o serviço melhorou a assistência aos pacientes com câncer no sertão, nos últimos cinco anos, principalmente para aqueles que moram longe de Campina Grande ou de João Pessoa. Neste período, o hospital realizou 55.383 atendimentos ambulatoriais, 22.140 sessões de quimioterapia, 4.234 cirurgias e 4.947 internações.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que os dados comprovam a importância do serviço para a região. “Com essa unidade o Governo do Estado disponibiliza o tratamento do câncer para os usuários do sertão, trabalhando a regionalização da saúde e chega aos cinco anos ininterruptos de assistência aos pacientes oncológicos propiciando um acolhimento, atendimento e tratamento de qualidade”, destaca.

De setembro de 2018 a dezembro de 2023, a unidade também realizou 712 punções de mama, 515 biópsias de mama, 505 biópsias prostática, 1.270 biópsias de pele, 73 biópsias de ovário e 270 biopsias de colo uterino. O Hospital não parou suas atividades nem no período da pandemia.

A oncologista do hospital que atua na unidade desde sua inauguração, Nayarah Xavier, lembra o quanto que a disponibilidade de serviços oncológicos no sertão melhorou a rotina dos pacientes do interior. “O Governo do Estado foi muito assertivo em trazer um hospital deste porte e com esse foco para o interior do estado, com um serviço tão complexo e de qualidade, pois nossos protocolos são os mesmos dos melhores hospitais de referência para tratamento de pacientes com câncer do país, nossa equipe multiprofissional é bastante competente e comprometida e nossa estrutura também é muito boa”, afirma.

A Sra. Rozita Liberato Ximenes é moradora da cidade de Patos e fez tratamento no Hospital do Bem contra um câncer de pulmão. Estava em remissão da doença fazendo imunoterapia até o final do ano passado, teve progressão recentemente e precisou voltar para a quimioterapia. Ela destaca o bom trabalho da equipe e a forma como atuam para realizaram o melhor tratamento na unidade. “A equipe do hospital é maravilhosa. Levo uma vida sem nenhuma restrição, tenho disposição e credito isso ao tratamento que recebi do hospital”, disse.

Antes do Hospital do Bem, os pacientes oncológicos do interior precisavam se deslocar cerca de 350 km até João Pessoa ou Campina Grande, para realizar seus tratamentos. Futuramente, com a aquisição do acelerador linear, os pacientes da unidade terão a disposição também o tratamento radioterápico. O equipamento já foi licitado pelo Governo do Estado e as obras para construção do espaço onde ele será instalado encontram-se na fase de conclusão de projeto.