Notícias

Hospital de Patos abre ações do Janeiro Branco com instalação de painel para funcionários e disponibilidade de ambulatório psiquiátrico

publicado: 17/01/2024 10h13, última modificação: 17/01/2024 10h13

O mês de janeiro não sinaliza apenas o começo de um ciclo de 365 dias do ano, ele também é um mês de conscientização da saúde mental e emocional. A campanha Janeiro Branco, que visa alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, foi criada para prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. E para trabalhar melhor essa temática, a equipe de Psicologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) abriu as ações da campanha, nesta terça-feira (16), com a instalação de um painel para que os funcionários possam escrever suas expectativas, desejos, sonhos e metas para 2024. A unidade também passa a contar com um ambulatório para atendimento psiquiátrico direcionado ao público interno.

 “Para cuidar do outro é preciso que a gente esteja bem consigo próprio. Foi partindo desta premissa que criamos o ambulatório de psiquiatria para atender nossos funcionários, afinal, somos um universo de quase 900 colaboradores que podem precisar de apoio em determinado momento para lidar com o estresse do dia a dia, com conflitos pessoais, com questões que precisam de uma ajuda profissional”, explica a diretora-administrativa do hospital, Brenna Nóbrega, que representou a diretoria na abertura das ações do Janeiro Branco.

A coordenadora do setor de Psicologia, Clecia Silva, explica que as ações do Janeiro Branco na unidade, que serão trabalhadas por uma equipe multiprofissional a partir do tema ‘Saúde mental enquanto há tempo’, contarão além do painel, com atividades de rodas de conversas, distribuição de material educativo e apresentação de vídeos relacionados à saúde mental sendo essas ações extensivas também a pacientes e acompanhantes.

Sobre o apoio psicológico e psiquiátrico aos colaboradores, ela destaca que tudo começa pelo acolhimento no setor de Psicologia e, a partir daí, para os encaminhamentos oportunos. “A procura pelo serviço é espontânea e a escuta terapêutica é que vai direcionar a necessidade ou não do encaminhamento para o ambulatório de psiquiatria”, reitera ela. O ambulatório de psiquiatria funciona todas as quintas-feiras, numa das salas do Hospital do Bem e é conduzido pela psiquiatra Micaela Mota. Todos os atendimentos são agendados previamente. E na abertura das ações do Janeiro Branco já teve Roda de Conversa seguida de degustação de bolo temático.