Notícias

Hospital de Catolé do Rocha treina equipe de obstetrícia para melhorar assistência e ampliar a realização de partos naturais

publicado: 30/04/2024 11h45, última modificação: 30/04/2024 11h45
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Profissionais que fizeram o treinamento.jpg
A enfermeira Catarina Sulpino foi a facilitadora do curso que aconteceu sábado e domingo.jpg
Durante o curso foi visto várias manobras de auxílio a gestante durante o parto normal.jpg

A equipe de técnicos e enfermeiros que atua no setor de obstetrícia do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que funciona também como maternidade, participou neste final de semana (27 e 28) de uma capacitação para melhorar a assistência às gestantes e ampliar a realização de partos fisiológicos e humanizados na unidade, ofertando uma melhor experiência no momento do nascimento do bebê. O treinamento aconteceu na sede da oitava gerencia de ensino, em Catolé do Rocha, durante todo o sábado e domingo.

 

A facilitadora do curso ‘Assistência ao parto’, a enfermeira obstetra, Catarina Sulpino destaca a importância da capacitação. “A proposta foi atualizar a equipe sobre as intercorrências que podem ocorrer durante o parto, aperfeiçoando o serviço já prestado às mulheres que procuram a unidade”, disse ela. ‘Anatomia e fisiologia do parto’, “Assistência ao parto fisiológico’, ‘Síndromes hipertensivas, ‘Frequência cardíaca fetal não tranquilizadora’, Distocia de ombros’, ‘Hemorragia pós-parto’, e ‘Assistência ao parto pélvico emergencial’ foram os temas abordados.

 

A diretora-técnica e obstetra do hospital, Anesla Yanne, idealizadora do treinamento, reitera que a proposta é melhorar a dinâmica e o trabalho em equipe. “Com essa ação estamos capacitando a nossa equipe e, consequentemente, melhorando a assistência, a habilidade e agilidade nas ações e situações que salvam vidas”, disse a médica.

 

Para a enfermeira, Hortência Gomes Fernandes, que se formou em 2007 e atua há quase dois anos na sala de parto e bloco cirúrgico do hospital de Catolé, o treinamento foi muito agregador de conhecimentos. “Essa educação continuada é importantíssima porque nos atualiza, a gente se sente mais seguro no dia a dia e com isso há ganhos tanto para o profissional que se capacita e atua com mais segurança, quanto para a população que recebe um serviço ainda melhor”, destacou ela, lembrando que o curso foi uma troca de experiência muito grande. “A enfermeira que nos capacitou atua na Maternidade Peregrino Filho, de Patos, que é referência para maternidade no sertão, e ela trouxe muita informação relevante. Eu me senti muito beneficiada com esse treinamento”, finalizou Hortência.