Notícias

Hospitais e UPAs da rede pública estadual de saúde passam por treinamento do Sistema ApuraSUS

publicado: 20/02/2024 08h57, última modificação: 20/02/2024 08h57
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
ApuraSUS (1).jpeg
ApuraSUS (3).jpeg
ApuraSUS (4).jpeg
ApuraSUS (5).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde (GES), promove juntamente com o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) e com a Coordenação de Ações Estruturantes em Economia da Saúde (Caesa) do Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (19) até a quarta-feira (21), um treinamento presencial para os profissionais vinculados aos serviços estaduais de saúde da Paraíba sobre o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), localizada em Mangabeira VII, na capital. O objetivo do treinamento é para que as gestões dos hospitais e das UPAs possam ter dados suficientes à tomada das decisões.

 

A SES aderiu ao PNGC, do Ministério da Saúde, dessa forma essa capacitação dos profissionais de saúde que fazem parte da rede pública de saúde estadual é justamente para que os hospitais que se prepararam nesses últimos seis meses lançando e recolhendo dados nas planilhas enviadas pelo Ministério coloquem esses dados no sistema online a partir de agora. De acordo com o sub-gerente de custos e operações da Gerência de Economia da Saúde (GES) da SES, Emiliano Cambuim, a adesão da Saúde do estado ao PNGC visa transparência na gestão dos recursos, auxiliar os gestores nas tomada de decisões, evitar desperdícios e permiti uma melhor alocação dos recursos, além disso o ApuraSUS serve como banco de dados dos custos das unidades de saúde de todo o Brasil.

 

“É justamente o Sistema ApuraSUS que vai permitir a geração de relatórios, comparação entre um hospital e outro, informações sobre custo de paciente dia, custo de cirurgia, custo de hora cirúrgica e outros custos importantes para assessorar a gestão hospitalar e da Secretaria de Saúde a terem os dados para tomar as decisões mais adequadas. E é uma forma do governo saber o custo exato de cada unidade hospitalar e das operações que ela realiza, desse modo vai nos permitir entender onde a gestão daquele hospital pode melhorar ou se já alcançou um patamar que possa servir de parâmetro para outras administrações”, pontuou.

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada.

 

O treinamento do ApuraSUS acontece pela primeira vez presencialmente, mas a GES já adiantou online com outros três hospitais. O primeiro hospital da Paraíba a entrar para o Sistema ApuraSUS foi o Hospital de Trauma de João Pessoa e em seguida foi o Hospital de Sousa, depois foi a vez do Hospital de Mamanguape. O Hospital de Trauma de Campina foi o quarto, e último, que começou o treinamento online, mas vai concluir o treinamento, durante esta semana, de forma presencial.

 

Vários hospitais participam da capacitação, nesta semana, como por exemplo o Hospital e a UPA de Cajazeiras, o Hospital de Monteiro, o Hospital de Coremas, o Hospital de Itapororoca, Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Complexo de Doenças Infecto-contagiosas Dr. Clementino Fraga, o Hospital de Itabaiana, Hospital de Itapororoca e o Hospital de Itaporanga. “São diversos hospitais que estão aqui reunidos para poderem caminhar juntos e saírem daqui no mesmo nível de informação”, disse o sub-gerente de custos e operações da GES.

 

De acordo com a representante do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde, Amanda Dellanhese, o objetivo do treinamento sobre o ApuraSUS é capacitar os profissionais de saúde para utilizar a ferramenta e inserir dados no sistema, a fim de gerar informações relacionadas a custos e melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

 

“O Programa Nacional de Gestão de Custos, do Ministério da Saúde, oferece a ferramenta ApuraSus e o programa visa dar o suporte aos serviços, bem como às secretarias e aos entes. A participação no programa é por adesão voluntária, então a Paraíba aderiu ao programa e, no momento que adere, tem que dar um suporte e ter uma equipe para coordenar junto dos serviços a organização das informações, porque é muita informação para se captar. Então, o Programa oferece o ApuraSUS e uma equipe que capacita esses profissionais para que eles possam alimentar o sistema e terem em mãos dados e assim transformar esses dados em informação em relação a custos, pois há diversos tipos e itens de custos dentro de um serviço de saúde,” explicou.

 

O PNGC é nacional e visa auxiliar os serviços de saúde na análise e tomada de decisões com base nos dados gerados pelo sistema ApuraSUS. A adesão é voluntária e cada estado é responsável por coordenar a organização dos dados e a inserção no sistema. O ApuraSUS é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Trata-se de um sistema web, de livre acesso, tendo como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.