Governo do Estado reúne 41 municípios para discutir fluxo de atendimento e notificação para coronavírus

publicado: 07/02/2020 14h46, última modificação: 07/02/2020 14h46

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, na manhã desta quinta-feira (6) no Hospital de Trauma de Campina Grande, profissionais dos 41 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), para discutir, entre outros assuntos, o fluxo de atendimento e notificação para coronavírus e o cenário das arboviroses, com a avaliação de 2019 e as perspectivas para 2020. A reunião foi aberta pela gerente de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, que ao lado da gerente da 3ª Regional de Saúde, sediada em Campina Grande, recepcionou os participantes, colocando a Gerência e a SES à disposição para apoiar quaisquer ações que os municípios queiram realizar.

Em seguida, Talita apresentou números do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (Nota) em relação a doenças como meningite, sarampo, leishmaniose visceral. coqueluche e toxoplasmose, alertando os profissionais da Atenção Primária e das Vigilâncias Epidemiológicas para o diagnóstico e notificação. A gerente de Vigilância em Saúde também chamou a atenção dos profissionais para a poliomielite, que apesar de ter sido erradicada no Brasil, ainda é registrada em outros países.

Encerrando a sua apresentação, Talita informou sobre o plano de contingência elaborado pelo Governo do Estado para, em caso de necessidade, realizar os atendimentos às vítimas do coronavírus, além de orientar sobre EPIs e medidas preventivas, que seguem o mesmo protocolo de outras doenças, a exemplo da influenza. À tarde, seria realizada uma reunião com a direção do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, hospital referenciado na cidade para atender aos possíveis casos de coronavírus.

Sobre o cenário das arboviroses, Amanda Soares apresentou e discutiu com os profissionais dos 41 municípios as estratégias e ações para controle das arboviroses, especialmente da dengue, zika e chikungunya, cujo boletim epidemiológico de 2020 também foi apresentado. Quem também apresentou dados sobre a Vigilância Laboratorial foi a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Fernanda Vieira.

As reuniões contemplarão todos os 223 municípios paraibanos e nesta sexa-feira (7), acontecem com profissionais dos municípios da 4ª e 5ª Regiões de Saúde, também em Campina Grande; dia 13, em Sousa, com municípios da 10ª e 8ª Regiões e no dia 14 de fevereiro, em Cajazeiras, com municípios da 9ª Região.