Governo da Paraíba dialoga sobre Oncologia em audiência pública na Assembleia Legislativa

publicado: 04/04/2024 09h03, última modificação: 04/04/2024 09h03
6c937aab-a765-4310-9b55-fdac09a61488.jpeg
91f5a97e-3696-4be9-bbda-b06aa3e5dee3.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dialogou, nesta quarta-feira (3), sobre o Plano Estadual de Oncologia em audiência pública na Assembleia Legislativa, em João Pessoa. A agenda contou com a presença de representantes do Conselho de Secretários Municipais da Paraíba (Cosems-PB), diretores de Hospitais Filantrópicos, deputados estaduais e demais autoridades do estado.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, destacou a importância da iniciativa de debater em plenária a linha de cuidado da oncologia. O gestor observou a dificuldade de acesso do cidadão paraibano, no SUS, quando se trata da oncologia. Segundo ele, existe um vazio assistencial e o plano junto com o programa Paraíba Contra o Câncer, que será lançado na segunda-feira (8), vem cobrir.

Jhony Bezerra explica que o Governo do Estado está lutando para que a população tenha mais assistência, principalmente quando envolve uma doença como o câncer, que precisa do diagnóstico e do estadiamento rápidos, para realizar um tratamento em curto prazo e garantir a cura. O investimento inicial será de R$ 40 milhões do tesouro estadual

Um dos objetivos do Plano Estadual de Oncologia é ampliar a Rede própria do Estado, para que os hospitais regionais realizar procedimentos oncológicos, até mesmo as cirurgias. Além do fortalecimento de unidades oncológicas já existentes, a exemplo do Hospital do Bem, com ampliação de leitos, aquisição do acelerador linear para proporcionar radioterapia e braquiterapia, e aquisição do pet scan para a realização de ressonância e diagnóstico, trazendo total independência para o tratamento oncológico no sertão.

“80% dos paraibanos chegam às unidades de tratamento já no estágio 03 do estadiamento, ou seja, já com o câncer avançado. Isso em virtude da demora de um diagnóstico, da demora do acesso. Para dar mais celeridade, pactuamos a gestão dupla de hospitais filantrópicos que prestam serviços de alta complexidade na área de oncologia. O objetivo é ampliar e garantir o acesso aos usuários do SUS, possibilitando novas contratualizações pelo órgão, sem prejuízo com os contratos já existentes entre os municípios de João Pessoa e Campina Grande. Este modelo de gestão trará mais benefícios para a população”, pontuou.

O deputado estadual, Wilson Filho, deu destaque a regionalização do diagnóstico e tratamento do câncer. Ele reforçou a importância de levar o serviço a toda população da Paraíba, independente da região. “A Assembleia faz o se gesto e traz para dentro do plenário o diálogo de um tema tão importante. A gente precisa viver algumas coisas para sentir na pele a dor do outro. Estamos todos juntos comprometidos na luta contra o câncer”, frisou.

O Plano Estadual de Oncologia também traz a adoção da telemedicina, um passo significativo em direção a um atendimento mais equitativo e de maior qualidade para os pacientes com câncer. Além da regulação única. O documento faz parte do programa Paraíba Contra o Câncer que será lançado pelo Governo de Estado. A meta é cobrir o vazio assistencial da oncologia e fortalecer a regionalização da saúde.