Gestores da SES e Diretores de Hospitais Estaduais participam do I Fórum de Segurança do Paciente

publicado: 19/10/2019 15h39, última modificação: 19/10/2019 15h39

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente no “I Fórum de Segurança do Paciente – Uma visão transversal da segurança do paciente”, promovido pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), neste sábado (29). O evento, sediado no auditório do CRM teve como objetivo estimular a cultura da segurança na rede hospitalar. O tema já vem sendo colocado em prática nos 32 hospitais da rede estadual e conta com grupos de trabalho para difundir o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) na rede de saúde pública.

Gestores dos 32 hospitais da rede Estadual estiveram presentes no evento que também foi direcionado para integrantes dos Núcleos de Segurança do Paciente de hospitais públicos e privados, dos órgãos estadual e municipais de Vigilância Sanitária, de conselhos profissionais e estudantes. Dentro da programação da abertura do Fórum, Tomaram posse os membros da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CRM-PB, que têm a finalidade de assessorar as especialidades médicas em diversas esferas. Dentre os integrantes diplomados esteve médica do Hospital Edson Ramalho, Tereza Neuma.

A Secretária Executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, fez parte da mesa de abertura do evento, onde destacou a importância da rede de hospitais do Estado para compartilhar experiências e melhorias nas práticas e cultura de segurança do paciente. “Este momento é importante para que possamos alinhar nosso corpo técnico a respeito do tema, como já estamos fazendo através das ações da SES. Aproximadamente 88% dos Hospitais Estaduais da Paraíba já contam com a implantação de programas focados em garantir a segurança do paciente e os demais estão em andamento”, enfatizou Renata.

Em meio aos temas presentes nas palestras do evento esteve a necessidade de se manter a segurança do paciente como prioridade, a responsabilidade dos gestores hospitalares dentro da Política de Segurança e a integração de núcleos de Segurança do Paciente com as demais comissões hospitalares. “O Estado hoje já possui a implantação destes núcleos de segurança nos hospitais da rede. Dentro do trabalho que realizamos foram montados grupos de trabalho como parte da estratégia de implementação da Política de Segurança dos Pacientes”, explica a Coordenadora do Núcleo de Atenção Hospitalar da SES, Marcela Tácia.

O Grupos de Trabalho da Gestão Estadual que é composto pela Agencia de Vigilância Sanitária (Agevisa), Núcleo de Atenção Hospitalar (NAH), Atenção Básica, Gerência de planejamento e pela Comissão de infecção hospitalar Estadual. Além deste GT há um projeto em andamento com parceira com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para garantir o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o qual também está sendo implementado na atenção básica através do Planifica SUS.