Notícias

Espaço RENAST discute melhoria das condições de trabalho no 19º ANAMT

publicado: 08/11/2022 08h48, última modificação: 08/11/2022 08h48
evento cerest_02.jpeg

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest-PB), promoveu o Curso Pré-Congresso em Saúde do Trabalhador na tarde desta segunda-feira (7), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento faz parte do 19º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) que este ano está sendo realizado na Paraíba. Na ocasião aconteceu o Espaço RENAST, com palestras e discussões sobre ações da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. 

O Espaço RENAST foi voltado para os trabalhadores do SUS com objetivo de fortalecer a política nacional de saúde dos trabalhadores em todas as esferas, com apresentação do panorama da Paraíba e discussão dos desafios. Na mesa de abertura, a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Livia Borralho, explicou a importância do momento para ampliar as políticas estaduais de atenção à saúde do trabalhador. “É a partir dessa discussão, com todos os parceiros reunidos, que podemos identificar os  problemas relacionados à Saúde do Trabalhador, acompanhar a notificação desses casos e, por fim, mapeá-los para elaborar um plano de ação mais adequado”. 

Livia Borralho reforçou que a presença dos municípios, referências técnicas e gestores, envolvidos com o Governo do Estado no processo de prevenção, vigilância e monitoramento, tornam as ações em prol da saúde do trabalhador muito mais eficientes. “Foram três mesas dentro do Espaço RENAST que trouxeram dados para construção de estratégias que atenderão essa população em relação à saude física e mental, inclusive com destaque para os impactos dos agrotóxicos, que atingem sobretudo os trabalhadores rurais”, finalizou. 

O evento foi iniciado com a apresentação da situação atual da saúde do trabalhador na Paraíba. Na sequência, foi pautada a vigilância de ambientes e processos de trabalho agrícola, com foco no uso de agrotóxicos. Por fim, foram discutidos os transtornos mentais relacionados ao trabalho, a problemática do assédio moral e a saúde dos profissionais de saúde no contexto da pandemia do covid-19. 

A diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Barros, detalhou como o evento vai impactar a qualificação dos profissionais da área. “Essa foi uma oportunidade de preparar os Núcleos de Saúde do Trabalhador e as referências municipais em saúde do trabalhador para que fomentem a cultura da saúde no trabalho. Estamos atuando nesse processo de forma incisiva, reorganizando e regionalizando toda a rede para garantir assistência aos trabalhadores e diminuir a incidência do adoecimento dentro do processo de trabalho”, explica.

O Espaço RENAST contou com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo; do médico e auditor-fiscal do trabalho, José Ribamar Rodrigues; além de integrantes da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) e professores renomados da área de saúde do trabalhador. O 19º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) se estende até a próxima quinta (10)