Notícias

Em solenidade de formatura, Complexo Pediátrico Arlinda Marques recebe homenagem pela atuação na assistência infantil

publicado: 01/03/2024 14h09, última modificação: 01/03/2024 14h09
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Complexo Pediatrico Arlinda Marques Formatura (3).jpeg
Complexo Pediatrico Arlinda Marques Formatura (2).jpeg
Complexo Pediatrico Arlinda Marques Formatura (1).jpeg
Complexo Pedriatrico Arlinda Marques Formatura (1).jpeg

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM) participou, na noite desta quinta-feira (29), da solenidade de formatura dos concluintes dos Programas de Residência Multiprofissional e Médica da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba. Fazem parte do CPAM os programas de Residência Médica em Pediatria (REMEP) e de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC). O evento aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, e outras autoridades.

Na ocasião, foram iniciadas as comemorações dos 10 anos de abertura dos Programas de REMEP e REMUSC abrigados do Complexo Pediátrico. O diretor da unidade, Daniel Gonçalves, recebeu, em nome do CPAM, uma menção honrosa reconhecendo os serviços prestados para o fortalecimento da assistência à população. De acordo com ele, os programas surgiram da necessidade de fortalecer o atendimento à Criança e ao Adolescente no Estado. E já formaram, ao longo dessa década, profissionais que se destacam em diferentes espaços sejam na assistência, na docência ou na gestão.

“O nosso maior foco, no Arlinda Marques, é prestar uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada para a população paraibana, e isso inclui participar da formação de profissionais. Temos uma unidade bastante diversa e fazer desse ambiente, um local também de aprendizado, é extremamente gratificante”, pontuou.

Para a concluinte Thaís Ferreira Da Silva Lucena, os programas de residência na Paraíba abrem portas importantes para seus residentes, como a possibilidade de trabalhar em serviços de referências e fornecem aos estudantes conhecimento e qualificação necessária para aprovação em subespecialidades. “Precisamos valorizar os programas de residência do nosso estado e acabar com essa ideia de que residência só é boa em outros estados, como no Sul ou Sudeste. Hoje me sinto muito feliz por tudo que aprendi no Arlinda Marques, e posso dizer, sem dúvida alguma, que graças ao programa, hoje sou a médica de criança que tanto quis ser!”, disse.

No CPAM, os programas de residência são pioneiros, inclusive, nos processos de integração entre os residentes e de recepção a novos programas. A atuação desses profissionais dentro do complexo, que é a maior referência em pediatria de média e alta complexidade do estado, garante uma assistência multiprofissional eficiente e um cuidado humanizado. Só no último ano o complexo Pediátrico realizou mais de 70 mil atendimentos. O Hospital conta com ambulatório com 15 especialidades, além de urgência e emergência.